perolas-akoya-colar-de-perolas-casamento-capa

Aprenda mais sobre joias com pérolas para usar no seu casamento

Joias com pérolas são objeto de desejo das mulheres desde os tempos mais remotos. Antigamente, eram raras e inacessíveis. Hoje, com o cultivo de pérolas, elas se tornaram abundantes e muito mais acessíveis.

poesie-anel-noivado

São tantas opções que é preciso entender um pouco mais sobre elas antes de decidir adquirir uma joia com pérolas, especialmente se for para usar em uma ocasião especial como um casamento.

Brincos de pérolas são grandes aliados das noivas para compor com o visual no dia do casamento. Por isso, separamos quatro tópicos importantes para você saber antes de investir em sua joia de casamento. Mas não se esqueça de que colares e pulseiras também podem compor o look de casamento: tudo depende do estilo e da composição.

Tipos de pérola

Antes de escolher sua joia com pérolas, é necessário saber que as pérolas possuem diferenças de acordo com a região na qual elas foram cultivadas. As mais famosas são: Pérolas Akoya (Japão e China), pérolas South Sea (Filipinas, Austrália e Indonésia), pérolas de água doce (China) e as pérolas negras (Taiti, Fiji e Cortez). Todos estes tipos de pérolas possuem suas subdivisões e características específicas de acordo com sua região de cultivo. As pérolas South Sea, por exemplo, podem possuir coloração dourada ou branca com nuances prateados, sendo que ambas são South Sea, mas elas são cultivadas em conchas com colorações diferentes.

perolas-akoya-colar-de-perolas-casamento

Pérolas Akoya via Pearl Paradise

south-sea-pérolas-austrália

Pérolas South Sea via Cosmopolitan Jewellers

pérola-de-água-doce-casamento

Pérolas de água doce via DH Gate

perolas-negras-taiti

Pérolas Negras via Pearl Paradise

Formatos de pérolas

As pérolas possuem diversos formatos, sendo o redondo o mais conhecido deles. Pérolas esféricas são as mais raras e tendem a ser as mais caras por esse motivo. As pérolas quase redondas também são bem famosas por sua proximidade ao formato, mas costumam ser levemente achatadas ou alongadas. As pérolas ovais são geralmente simétricas e também bem aceitas.

formatos-de-perolas-casamento-brinco-da-noiva

Pearl Paradise

Pérolas em formato de botão costumam ser achatadas e podem ser facilmente utilizadas para a confecção de brincos colocados diretamente no lóbulo da orelha. Pérolas em formato de gota servem para pingentes. Pérolas ovais, botão ou gota, quando levemente irregulares, são consideradas pérolas semi-barrocas e podem compor lindos colares de pérolas. Pérolas barrocas são assimétricas e irregulares, mas também muito queridas. A falta de padrão lhes confere uma característica única e exótica.

Tamanho da pérola

As pérolas possuem tamanhos diferentes de acordo com o tamanho de sua concha de cultivo. Normalmente, conchas grandes geram pérolas maiores. As pérolas Akoya têm seu tamanho menor em relação às pérolas South Sea exatamente por este motivo. Outras razões para interferir no tamanho da pérola são as características da água em que as conchas estão submersas.

Grande parte das pérolas de água salgada são cultivadas apenas uma vez em cada concha. Conchas mais jovens geram pérolas menores e mais brilhantes. Enquanto conchas mais velhas geram pérolas maiores e com menos brilho. Por isso que uma segunda fecundação na concha é algo raro e deve ser escolhido de acordo com a qualidade da primeira pérola retirada. As pérolas de água doce, por sua vez, são cultivadas em uma quantidade superior. Dependendo do tamanho da concha, são inseridos diversos núcleos, podendo resultar em 8 a 12 pérolas por concha. Isso explica a diferença de preço de pérolas de água salgada e de pérolas de água doce: o tamanho da produção é muito maior.

tamanhos-de-perolas-de-6-a-16-mm

Ali Express

Normalmente para a confecção de joias tradicionais, as pérolas utilizadas em brincos possuem entre 8mm e 12mm, enquanto pérolas para colocares de pérolas possuem entre 6mm e 10mm. Obviamente, joias de design podem ter tamanhos bem diferentes de pérolas combinadas e mesmo assim serem harmônicas, tudo depende do estudo de proporção desenvolvido pelo designer na hora da criação. Em ambos os casos, o ideal é escolher as pérolas que combinem com o formato e o tamanho do seu rosto para que não fique pequeno demais ou, por outro lado, exagerado.

Cor da pérola

São diversas as cores de pérolas naturais, mas atenção porque algumas são coloridas de forma artificial também. Dentre as cores naturais mais famosas, estão as pérolas brancas com tonalidade prateada, pérolas douradas, pérolas cinzas, pérolas rosadas, pérolas creme, pérolas cinza, pérolas negras com cintilância em cores como verde, azul e roxo.

A coloração da pérola é um fator de diferenciação e de precificação, mas em muitos casos a característica mais importante é o brilho. Pérolas mais brilhantes são mais caras, assim como pérolas de coloração mais viva.

cores-para-perolas-barrocas

CR Pearls

Na hora de escolher sua joia com pérolas, leve em consideração o nuance da sua pele, o ideal é provar joias similares com colorações diferentes e ver qual se destaca mais em você. Utilize um ambiente com luz natural e um espelho para auxiliar na escolha.

Outro detalhe importante é escolher uma pérola que combine com a tonalidade do seu vestido de noiva. Um vestido em tom de champagne não combina com pérolas brancas e um vestido off white não combina com pérolas creme. Você pode brincar com a tonalidade em degradê, mas procure nuances parecidos. Um vestido creme combina com pérolas douradas, assim como um vestido branco combina com pérolas em tons puxados para o cinza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo