voz-e-violao-musica-de-casamento-mpb-capa-musica-recepcao

4 estilos de música para tocar na recepção da festa de casamento

Escolher as músicas do casamento exige dedicação e muita pesquisa. Para facilitar sua correria, separamos quatro estilos de música perfeitos para a recepção da sua festa de casamento, enquanto seus convidados aproveitam o coquetel e colocam o papo em dia.

poesie-anel-noivado

A ideia principal é selecionar estilos que tenham identidade, mas que não dominem o ambiente como um todo: uma mistura entre esses estilos pode funcionar muito bem. Existem músicas que podem servir como transição de um estilo para o outro sem uma mudança brusca, deixando, assim, o ambiente do seu coquetel super agradável.

Jazz

Se a ideia é deixar seu coquetel bem refinado, tocar jazz pode estar entre suas primeiras opções. O estilo é marcante e ao mesmo tempo não atrapalha a conversa das pessoas. De New Orleans, Estados Unidos, para o mundo, este estilo tem músicas instrumentais e também canções. A grande marca do jazz é, sem dúvida, a improvisação que traz mais identidade ainda para um estilo musical extremamente rico.

Se você pensar em selecionar um repertório de jazz para o dj tocar, inspire-se em músicas de Miles Davis, John Coltrane, Louis Armostrong, Ella Fitzgerald, Stan Getz, Frank Sinatra, Chet Baker e Ray Charles. Se contratar uma banda ou um saxofonista couber no orçamento, vale o investimento, pois, além de ser algo que vai chamar a atenção de todos, a diversão é garantida.

banda-de-jazz-para-casamento

Perfect day music

Os instrumentos mais utilizados são o saxofone, trompete, clarinete e tuba acompanhados de um piano ou teclado. A guitarra, o contrabaixo e a bateria também compõem a base do jazz clássico.

Bossa Nova

Bossa nova é um movimento musical da década de 1950, que se originou no Brasil com influências de samba e jazz. A música principal do movimento é “Chega de Saudade”, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que ganhou fama na voz de Elizeth Cardoso e depois com o pai da bossa nova: João Gilberto.

O estilo também é chamado de jazz brasileiro, mas há quem diga que são movimentos diferentes e com identidades distintas. A fama provém de algumas parcerias musicais entre músicos americanos e brasileiros, como é o caso de Ella Fitzgerald e Stan Getz, que fizeram participações incríveis nos clássicos da bossa nova.

O instrumento musical da bossa nova é o violão, muitas vezes, acompanhado de piano, contrabaixo e bateria. Uma combinação agradável para uma recepção de casamento onde muitas pessoas estão se reencontrando e falando ao mesmo tempo.

Para organizar a playlist confira as músicas de João Gilberto, Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Sérgio Mendes, Baden Powell entre outros.

recepcao-de-casamento-convidados-sentados-apreciando-musica

Martha Stewart

Internacional Romântica

É um pouco difícil agrupar todas músicas internacionais românticas em apenas um estilo, porém, a ideia desta dica é colocar artistas que cantem músicas mais calmas, românticas e que fiquem bem em um plano de fundo do seu evento.

Alguns exemplos de músicas internacionais românticas são: Whitney Houston, Beatles, The Calling, Aerosmith, Celine Dion, Bryan Adams, Roxette, Toni Braxton, Bon Jovi, U2, Brian Mcnight e Elton John. Dentro da discografia de cada um desses artistas e bandas é possível selecionar algumas músicas que se enquadram no estilo lounge.

banda-de-casamento-musica-internacional-romantica

Inside Weddings

MPB voz e violão

Seguindo a influência da bossa nova, a MPB nasceu no Rio de Janeiro nos anos 1960. Voz e violão ainda são as principais características do movimento, mas, atualmente, o pandeiro e outros instrumentos de percussão também ganham espaço. A jovem guarda e a tropicália são exemplos de MPB, mas aqui estamos selecionando apenas as músicas mais tranquilas e que são tocadas em voz e violão.

Há diversos músicos que tocam músicas tranquilas para um momento de coquetel. Selecionamos alguns deles para ajudar na montagem do repertório: Djavan, Toquinho, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Tim Maia, Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa e Gilberto Gil.

voz-e-violao-musica-de-casamento-mpb

Vivian Torres

Agora que você já tem uma ideia de qual estilo de música escolher para a recepção do seu casamento, você precisa decidir também as músicas para outros momentos importantes como: cerimônia religiosa, brinde dos noivos e dança dos noivos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo