capa-damas-de-honra

Dama de honra: quem paga o vestido?

Uma dúvida recorrente das noivas é sobre quem deve pagar o vestido de dama de honra. Confira nossas dicas e veja que cada situação deve ser analisada de forma bastante particular.

poesie-anel-noivado

O primeiro passo é pensar muito bem na dama de honra que você irá escolher. Se é uma criança muito próxima, como uma sobrinha, uma afilhada ou irmã, é bem mais fácil decidir este detalhe com uma simples conversa, mas quando a dama de honra é filha de um amigo ou parente mais distante, a situação já fica mais delicada.

A quantidade de damas de honra e pajens podem interferir na sua decisão sobre o pagamento também. Por isso, considere a quantidade antes de realizar os convites. É muito importante não discriminar, ou seja, se a ideia é pagar pelos vestidos, pague por todos. Evite constrangimentos que podem decorrer de conversas futuras: seja justa.

1-vestido-de-dama-de-honra-e-de-noiva-combinando

Ruffled Blog

Tudo se resolve conversando, mas é preciso ter o plano A e o plano B em mente antes de realizar o convite. Assim, se você está em uma situação financeira boa e sabe que a família da dama de honra não está, ou até mesmo se o cenário for diferente, você já tem a resposta para cada situação. Porém, em muitos casos, fica difícil de saber detalhes tão íntimos, então, o melhor a fazer é conversar mesmo e ter os dois planos prontos.

O primeiro passo é combinar de escolher o vestido da dama de honra juntos e perguntar se a mãe da criança tem algum atelier ou loja em mente, pois isso ajudará no passo inicial. No caso de ninguém conhecer um local específico, vale fazer uma pesquisa juntas.

2-dama-de-honra-com-vestido-branco-e-buque-quem-paga-pelo-vestido-da-dama-de-honra

John Lewisc

Normalmente, no caso de noivas muito atarefadas, esta função pode ser delegada para a mãe da daminha (caso ela se sinta confortável e queira assumir essa missão) com orientações como cartela de cores, ideias de modelo, etc. Isto deixa a mãe da daminha mais à vontade para escolher algo de acordo com sua situação financeira. Outro fator é o uso do vestido pós casamento, pois, dependendo da idade da dama de honra, o vestido será utilizado apenas uma vez. Nesses casos, vale a pena investigar inclusive qual é o preço do aluguel em comparação com o de compra.

Algumas noivas querem escolher o vestido da dama de honra para combinar com seu vestido de noiva. Neste caso, o nosso conselho é que a noiva pague pelo vestido, afinal você está escolhendo a roupa e não está dando oportunidade para a mãe da daminha seleciona algo que caiba dentro do orçamento e que ela goste para usar depois. Se você tiver muitas daminhas de honra, vale conversar com as mães para elas pagarem uma parte e você pagar outra também. No fundo, tudo se resume a uma boa conversa para que ninguém fique desconfortável com a situação.

3-mini-noiva-quem-paga-pelo-vestido-da-dama-de-honra

Ruffled blog

Normalmente, quando se confecciona os vestidos das daminhas no mesmo lugar do vestido de casamento, é possível fazer um combo de descontos. Isto também acontece com o aluguel do traje do noivo, dos pais, dos padrinhos e dos pajens. Os ateliers têm boas oportunidades. Portanto, vale pesquisar e entender todas as vantagens oferecidas.

4-damas-de-honra-vestidos-azuis-cestinha-de-flores

Carrie Patterson

O mesmo critério serve para o penteado da dama de honra. Geralmente, ele é feito no mesmo espaço que o da noiva. Ofereça-se para pagar este serviço, ainda mais se você não estiver pagando nada do vestido.

Quando o assunto é casamento, os gastos são maiores do que em outros tipos de festa. Assim, pense bem em todos os detalhes que você faz questão e que você pode abrir mão. Muitas vezes, as daminhas de honra já têm alguma roupa de outra festa que pode ser aproveitada e a noiva e a mãe da daminha podem economizar com este detalhe.

5-damas-de-honra-com-vestido-igual

Wiley Putnam

Agora que você já sabe quem paga o vestido da dama de honra, organize seu casamento com calma e divirta-se: é uma fase muito bacana. A organização do cronograma de casamento vai te ajudar muito neste momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo