musica-de-casamento-na-cerimonia-religiosa-capa

Como fazer a seleção de músicas para o casamento religioso

Organizar um casamento é uma tarefa complexa e cheia de detalhes, apresentando questões como a seleção de músicas para o casamento religioso. Lidar com diversos fornecedores e orçamentos de orquestra e dj também não é uma tarefa fácil. Pensando nisto, separamos a lista dos itens mais importantes para se pensar antes de entrar em contato com a empresa que prestará o serviço de músicas para vocês. Assim, vocês terão suas próprias ideias e conversarão melhor na reunião.

poesie-anel-noivado

1. Entrada dos Padrinhos

Independente se você tiver quatro padrinhos ou quarenta, você deverá escolher apenas uma música para este momento. A forma com que o profissional de música vai conduzir a música será fundamental para driblar a quantidade de padrinhos e a distância até o altar. No caso de uma quantidade grande de padrinhos, será necessário repetir o suficiente até todos os padrinhos cheguem ao altar. No caso de uma quantidade menor de padrinhos, será necessário encurtar a introdução da música para dar tempo de tocar ao menos um pedaço da música em si. Este detalhe é importantíssimo e deve ser levado em consideração na hora de escolher o profissional de música.

93 Millions Miles Jason Mraz via Grupo Vênus

2. Entrada do Noivo

A música de entrada do noivo não é uma simples música. Ela deve ter significado para o casal, mas principalmente para ele. Nem sempre uma música padrão de casamento fará sentido para o noivo, portanto, pesquisem juntos as possibilidades de música antes de ir para a entrevista com os profissionais. Muitas vezes vocês serão induzidos a escolher as músicas “padrão” porque é algo que eles estão acostumados a fazer e acabam sugerindo para grande parte dos noivos.

Tema Piratas do Caribe Instrumental | He´s a Pirate via Sognatori Per Caso

3. Entrada da Noiva

Sem dúvida, esse é o momento mais importante da cerimônia, onde todos os convidados da igreja se voltam para a porta para ver a linda noiva entrar. Normalmente, são escolhidas uma das duas marchas nupciais do Felix Mendelssohn ou do Wilhelm Richard Wagner.

Atualmente, algumas noivas que querem fugir do tradicional optam por versões diferentes destas marchas nupciais onde a música começa com a melodia de uma das marchas e acaba com uma música de significado para o casal. Cuidado ao escolher versões como estas e veja com antecedência vídeos da empresa que irá contratar antes de decidir. Outra opção é desapegar da marcha nupcial e optar por uma música de impacto com significado para os noivos.

Trilha de Game of Thrones via Vocal Music

4. Entrada das Alianças

A entrada das alianças normalmente é feita por uma dama de honra, um pajem, os dois juntos ou por um grupo deles. Existe também a possibilidade de colocar os avós, irmãos e até mesmo o cachorro para carregar as alianças até o altar. Um momento marcante que deve ser compartilhado com uma pessoa especial. No caso de lidar com crianças, uma temática infantil cai bem na hora da escolha da música.

Bela e a Fera Instrumental via Sognatori Per Caso

5. Benção das Alianças e Eucaristia

Dependendo de como for feita a sua celebração religiosa você terá dois momentos para selecionar músicas: benção das alianças e a eucaristia. Geralmente, são escolhidas músicas com um significado bíblico para estes momentos. Ave Maria de Gounod e Hallelujah são as mais escolhidas por noivinhos tradicionais.

Ave Maria de Gounod – Ricciere Coral e Orquestra

Hallelujah por Grupo Vênus

6. Cumprimentos dos Padrinhos

Um momento único e marcante na hora do casamento, no qual as pessoas mais importantes na vida do casal estão lá para abraçar e dizer palavras de amor para vocês. Uma oportunidade única de tocar músicas com significado para todos vocês. Pode ser uma música tradicional da família, uma música presente nos churrascos da galera, enfim, tem que ter uma inspiração extra.

Neste momento, vocês podem escolher uma música só que ficará repetindo até o final ou, no caso de muitos padrinhos, duas músicas: uma para metade dos cumprimentos e outra para o final.

Na Linha do Tempo – Vitor e Léo – Eric Tedeschi

8. Saída dos padrinhos

Ao término da celebração, saem os padrinhos de forma intercalada, um casal de cada lado, formando a fila final. Esta é a hora de emocioná-los mais uma vez e mostrar para todos que a presença deles foi imprescindível neste momento marcante na vida de vocês.

Con Te Partirò – Essence Casamentos

9. Saída dos noivos

A saída dos noivos pode acompanhar a saída dos padrinhos. No caso de poucos padrinhos, vocês podem escolher uma única música e escolher o refrão dela para sair. Na hipótese de um casamento com muitos padrinhos e de um corredor longo para percorrer, escolham a música de vocês, a música que marcou o relacionamento de alguma forma, que tem a cara do casal e que, principalmente, tenha uma letra bonita.

Cuidado com músicas em outros idiomas que possuam palavrões, frases indelicadas ou que possuam um significado que não tem nada a ver com o momento. Uma música muito escolhida é Last Kiss do Pearl Jam, por exemplo. Para aqueles que nunca prestaram atenção na letra, ela narra um acidente de carro e como o amor da vida dele morreu. Nenhum casal quer um final triste em um dia tão feliz, portanto, pesquisem com antecedência antes de fazer uma escolha equivocada. A melodia da música pode ser linda, mas se a letra não for adequada é melhor substituir.

Sweet Child o Mine via Sognatori Per Caso

musica-de-casamento-na-cerimonia-religiosa

Olivia Strohmb

Muitas igrejas disponibilizam uma lista de empresas credenciadas, mas grande parte delas deixam a escolha livre para os noivos. Vocês podem contratar um quarteto de cordas, coral, violino e trompete, ou até mesmo um cantor e utilizar o órgão da igreja. Apenas casos específicos como utilizar o órgão da igreja exigem a utilização de pessoas credenciadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo