pao-de-acucar-rio-de-janeiro-passeios-de-lua-de-mel-capa

Dicas de passeios para uma lua de mel perfeita no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados por turistas no Brasil e não é por um acaso. A beleza e a alegria desta cidade contagia a todos. Se a ideia é uma lua de mel agitada e cheia de atrações, no Rio de Janeiro, vocês encontrarão diversas opções de passeios, dos mais românticos com vistas paradisíacas aos mais animados com diversão garantida.

poesie-anel-noivado

Cristo Redentor

Ir ao Rio de Janeiro sem ir ao cartão postal mais famoso da cidade não tem graça. Este é o primeiro passeio para programar na viagem, o famoso Corcovado. A dica principal para esse passeio é escolher um dia ensolarado para ir, pois se o dia estiver nublado, vocês não aproveitarão a bela vista que o local proporciona. Por isso, fiquem atentos desde o primeiro dia de viagem para escolher o dia perfeito. Existem três formas de chegar ao Cristo: de carro ou van; a pé pela trilha; ou pelo trenzinho, que vale muito a pena se levarmos em consideração o passeio, a velocidade para chegar e a vista.

cristo-redentor-passeio-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Ricardo Cohen via Wikpedia

Morro de Santa Teresa e Escadaria do Selarón

Um morro pra lá de charmoso, com diversas opções gastronômicas, tem uma vista de tirar o fôlego. Nossa dica é escolher antecipadamente o lugar para almoçar e ir diretamente de carro, pois é muito alto e ingrime para subir a pé. Na volta, desça a pé, passe no mirante do Parque das Ruínas e finalize o passeio na escadaria mais fotografada do Rio, a escadaria do Selarón.

De uma beleza extraordinária, a escadaria contém azulejos de diversas partes do mundo. Selarón era um pintor e ceramista chileno que, antes de morar no Rio de Janeiro, morou e trabalhou em mais de 50 países. Insatisfeito com o estado de preservação da escada que tinha na frente de sua casa, resolveu inserir azulejos coloridos, formandos belíssimos mosaicos na mesma, muitos deles com as cores da bandeira do Brasil e pintados à mão pelo próprio artista. No início, os vizinhos o criticaram pela falta de combinação das cores, mas como artista nato, aos poucos ele conquistou a todos com seu talento e recebeu diversas doações para finalizar sua obra. Seu projeto era interminável, ele mesmo disse que só pararia de colocar azulejos lá quanto morresse. E foi o que aconteceu de fato. Ele vendia quadros para poder financiar a obra de sua escada e sempre se encontrava em difícil situação financeira. Hoje, a escada é tombada pela Prefeitura do Rio e é um passeio delicioso para se fazer no Rio.

escadaria-do-selaron-passeios-divertidos-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Marshallhenrie via Wikpedia

Lapa

O bairro mais badalado do Rio é uma parada obrigatória para os boêmios de plantão. Com diversas opções de bares, baladas, restaurantes e botecos, a noite será maravilhosa. Lá, vocês encontram bares com música ao vivo dos mais diversos estilos. Aproveite o passeio para visitar os Arcos da Lapa e o Circo Voador.

Os Arcos da Lapa são um antigo aqueduto que levava água do Morro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio. Ele é famoso por embelezar o Largo da Carioca com seus famosos arcos. Hoje, os arcos servem de viaduto para os bondes que vão em direção ao bairro de Santa Teresa.

arcos-da-lapa-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Arcos da Lapa via Prefeitura do Rio

Sítio Burle Marx

O sítio do paisagista é um passeio e tanto. Para quem aprecia arte e natureza é o passeio perfeito. Atualmente, o sítio é patrimônio da IPHAN (Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e conta com uma equipe composta por alguns funcionários desde a época em que Burle Marx ainda era vivo. O sítio é onde o paisagista morou até sua morte (entre 1973 até 1994). Burle Marx cultivou diversas espécies de plantas de todo o mundo para fazer os seus estudos e lindíssimos jardins. No total, são três mil e quinhentas espécies cultivadas e preservadas até hoje. Passear por entre os jardins cuidadosamente projetados e ir até sua casa e ver seu lado como artista plástico é uma experiência interessante. Antes de visitar, entrem em contato, pois as visitas só acontecem mediante agendamento.

sitio-burle-marx-rio-de-janeiro-passeio-romantico-lua-de-mel

Imagem cedida por Amanda

Copacabana e Ipanema

Para casais praieros e turisteiros, essas são as praias perfeitas. Lá, vocês encontrarão diversos vendedores de tudo o que você pode imaginar: salgados, queijo coalho, mate e biscoito de polvilho Globo, cangas, óculos de sol, entre outros. Se vocês querem curtir uma praia em paz, opte pelas praias próximas à Barra da Tijuca e ao Recreio dos Bandeirantes. É mais longe das demais atrações, mas vale a pena o sossego. Se a ideia for uma caminhada na praia, aproveite a beleza da orla e passe também no Forte de Copacabana e na Pedra do Arpoador. São vistas imperdíveis.

Se planejam fazer compras, aproveitem as ruas de Ipanema para encontrar marcas de muito bom gosto. Estendam o passeio até o Museu da H. Stern e conheça todo o processo de fabricação das joias e a coleção de Turmalinas do museu. É um passeio rápido e muito interessante. Aproveitem a proximidade para conhecer a Lagoa Rodrigo de Freitas após a praia.

passeio-romantico-no-rio-de-janeiro-pedra-do-arpoador

Vista da Pedra do Arpoador por VinnyWiki via Wikpedia

Pão de Açúcar

O famoso Pão de Açúcar também é atração para a lua de mel. O bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil. Ele liga a Praia Vermelha ao Morrro da Urca e a vista paradisíaca é para a baía de Guanabara.

pao-de-acucar-rio-de-janeiro-passeios-de-lua-de-mel

Ccarelo via Wikpedia

Jardim Botânico e Parque Lage

Duas paisagens belíssimas que podem ser contempladas no mesmo dia. Nossa sugestão é passear no Parque Lage pela manhã e tomar um café apreciando a vista no palacete. Reservem a tarde para fazer um pic nic no Jardim botânico e passear por entre os diversos jardins e pelo orquidário.

parque-lage-passeios-de-lua-de-mel-na-cidade-maravilhosa-rio-de-janeiro

Parque Lage por Caio Vinicius Costa via Wikpedia

Parque Nacional da Tijuca

Em meio a trilhas, grutas e cachoeiras, o parque é o preferido por casais que gostam de praticar esportes radicais. A Pedra Bonita é uma opção para quem quer voar de asa-delta, parapente ou apenas caminhar. Localizada no Parque Nacional da Tijuca, essa é uma opção mais branda para pessoas que estão começando a fazer trilhas por ser menos íngreme.

A Pedra da Gávea é outra opção para casais aventureiros, localizada na floresta da Tijuca. Esta opção já é para casais mais radicais, pois essa Pedra é considerada uma das maiores do mundo à beira do mar. Lá, vocês podem fazer escalada, rapel e asa delta.

pedra-da-gavea-floresta-da-tijuca-passeios-lua-de-mel-rio-de-janeiro

Pedra da Gávea por Karla F Paiva via Wikpedia

Igrejas

Se a ideia é conhecer igrejas históricas, incluam essas três no roteiro: Catedral Metropolitana, Igreja da Penha e a Candelária.
A Catedral Metropolitana tem um projeto extremamente moderno para uma Igreja, assinado por Edgar de Oliveira da Fonseca, seu formato cônico com mais de 100 metros de altura, chama a atenção de todos que estão por fora, mas de dentro é possível ver todos os vitrais coloridos que compõem seu espaço interno.

A Igreja da Penha fica um pouco distante das demais atrações turísticas, mas é um passeio que vale a pena. Construída no alto de uma pedra, é famosa por seus fiéis que sobem suas escadarias de joelhos para cumprir promessas. Para quem não deseja subir 382 degraus, a Igreja possui três funiculares que levam os fiéis ao topo. Esta Igreja é fruto da arquitetura eclética brasileira, influenciada por diversos estilos diferentes de arquitetura, do neogótico ao neoclássico. Uma pequena Igreja, mas repleta de significado. Seus detalhes em tons de azul claro e branco a deixam ainda mais aconchegante.

A Igreja da Candelária é conhecida por ser uma das principais obras artísticas do século XIX. Seu interior é muito rico. Aproveite para estender o passeio até a Confeitaria Colombo e sentir-se na Bélle Époque. Fundada em 1984, a confeitaria foi frequentada por Chiquinha Gonzaga, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros famosos. Hoje, a confeitaria é patrimônio histórico da cidade e serve doces e salgados deliciosos. Cheguem cedo para conseguir um lugar, pois a confeitaria está sempre lotada.

igreja-da-candelaria-rio-de-janeiro-lua-de-mel

Igreja da Candelária por Halley Pacheco de Oliveira via Wikpedia

Museus e outras atrações

Famoso desde sua inauguração, o Museu do Amanhã é exuberante desde a primeira vista. Seu prédio tem o projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Santiago Calatrava e conta com um acervo audiovisual de altíssima qualidade. O museu trata de assuntos relacionados ao dia de amanhã, incluindo temas sobre preservação ambiental e números alarmantes sobre o impacto de diversos problemas mundiais.

Para quem gosta de arte e arquitetura, visite o Museu de Arte Moderna, o Teatro municipal, o Gabinete Português, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional da UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes e o Palácio do Catete.

Para os apaixonados por futebol, vale assistir um jogo no Maracanã. Após o jogo, aproveite para conhecer o centro de tradições nordestinas que fica bem próximo. A feira de São Cristóvão é sem dúvida um pedacinho do nordeste dentro do Rio de Janeiro. Lá, vocês encontrarão comidas típicas, música ao vivo e diversos produtos nordestinos. Em época de Festa Junina, a feira tem programação intensa, com diversas quadrilhas e bandas de forró.

museu-do-amanhã-roteiro-de-lua-de-mel-no-rio-de-janeiro

Museu do Amanhã

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo