capa-moda-inclusiva-vitrine-de-loja-em-londres-mostra-manequim-com-cadeira-de-rodas

Dicas para planejar um casamento acessível para noivas com necessidades especiais

Planejar um casamento inclusivo é uma necessidade latente do nosso mercado de casamentos. Cadeirantes e outras pessoas com deficiências devem se sentir incluídos em todas as etapas do cronograma de casamento. Pensando nisso, este post de hoje busca incentivar ainda mais o mercado de casamentos a acolher estas noivas, transformando sonhos em realidade. Venha conferir nossas dicas preciosas para noivas cadeirantes.

poesie-anel-noivado

Cadeira de rodas como parte da decoração

A cadeira de rodas é uma necessidade diária na vida destas noivinhas, por isso, ela pode ser mais um item para ser adicionado ao projeto do casamento. Para decorar a cadeira, utilize fitas, tecidos finos e flores. Lembre-se de seguir a mesma linha do vestido de noiva e da decoração da festa para que ela combine com a identidade do evento.

4-noiva-deficiente-fisica-com-cadeira-de-rodas-decorada

Izzy Wheels

2-faça-a-cadeira-de-rodas-participar-do-ensaio-fotografico

In wheel travel

Escolha do vestido

Escolher o vestido de noiva é uma das etapas mais emocionantes do planejamento do casamento: é um momento mágico e único. Para escolher o vestido de noiva perfeito é preciso levar em consideração alguns detalhes como o peso, o comprimento e o volume dele para não atrapalhar o movimento da cadeira de rodas. O conforto do vestido também é algo fundamental, já que se trata de um momento muito importante da sua vida para passar desconfortável, apertada ou com um detalhe incômodo, não é mesmo?

10-desfile-de-moda-noiva-inclusiva-com-vestido-de-noiva-na-passarela-e-cadeira-de-rodas

Simple Most

A foto abaixo é da boutique The White Collection de Laura Allen, em Portishead na Inglaterra. Laura decidiu fazer uma vitrine inclusiva com uma manequim cadeirante. A ideia foi incluir esta consumidora em uma de suas vitrines de forma natural. E ela conseguiu, já que a vitrine foi um sucesso e se tornou um exemplo mundial de inclusão graças às mídias sociais. É a primeira de muitas a dar o exemplo.

1-moda-inclusiva-vitrine-de-loja-com-manequim-cadeirante

Today

Acessórios são bem-vindos

Após a escolha do vestido de noiva, os acessórios são o próximo passo do cronograma de casamento. Brincos, pulseiras, colares e enfeites de cabelo são itens escolhidos para dar um detalhe especial ao visual da noiva. Uma dica especial é se lembrar que menos é mais. Muitos acessórios podem deixar o visual pesado. Portanto, escolha no máximo dois itens, pois o terceiro será a aliança. No caso do véu, opte por um véu curto para não enroscar na cadeira de rodas.

9-cadeirante-com-vestido-de-noiva-moda-inclusiva

IZ Adaptive

6-noiva-cadeirante-com-vestido-de-noiva-confortavel

Clbxg

Acessibilidade na festa

Na hora de escolher o local da festa, é necessário focar na acessibilidade não só para o casal, mas também para todos os convidados da festa. Casamentos no campo ou na praia podem ser mais difíceis de planejar, mas não são impossíveis. Contratar o fornecedor certo fará sua necessidade se tornar realidade.

Algumas vezes os responsáveis pela acessibilidade serão do espaço contratado e outras vezes da equipe de decoração. Tudo vai depender do que o lugar tem a oferecer. A colocação de plataformas e rampas é necessária para tornar todos os espaços acessíveis. Simples detalhes na infraestrutura e na decoração podem fazer a diferença na vida das pessoas.

3-casal-cadeirante-moda-inclusiva-para-casamentos-vestido-de-noiva

Catalyst Wed Co

A dança

A dança do casamento pode ser ainda mais emocionante se vocês se inspirarem na cena da linda Martine com seu marido Christopher, que decidiram se casar depois de 12 anos juntos. Todo o planejamento do lindo casamento ocorreu em apenas 2 meses.

Martine teve suas pernas paralisadas devido a sequelas de um câncer na espinha um mês antes do casamento. Seu diagnóstico era muito sério e com perspectivas de pouco tempo de vida. Pra ela foi uma surpresa quando seu marido a pegou nos braços para fazer a primeira dança.

11-casamento-cadeirante-danca-dos-noivos

Caters News

Ensaio fotográfico

O ensaio fotográfico será a maior recordação do casamento. São meses planejando tudo, mas no grande dia o tempo voa. O álbum de casamento é eterno, por isso, escolham o lugar mais lindo para tirar estas fotos e vivam este momento único.

ensaio-fotografico-casamento-deficiente-fisico-vestido-de-noiva

Sarah Babcok Studio

7-casamento-cadeirante-ensaio-fotografico-noivos-apaixonados

Carli Hamilton

8-casamento-cadeirante-moda-inclusiva-vestido-de-noiva

Jessica Kelgren Fozard

A acessibilidade é um direito de todos e planejar um casamento inclusivo é uma necessidade na vida de muitas noivas. A ideia é aplicar no seu casamento tudo o que você faz no dia a dia, só que de uma maneira especial. Você é a noiva: é seu sonho que será realizado.

Artigos relacionados

2 comentários

  • Ana Cesário 19 de novembro de 2020   Reposta →

    Não se usa esse termo portador de necessidades especiais, por favor, alterem para pessoa com deficiência, pois esse termo portador é referente a alguém que port algo, e a deficiência não se porta .
    obrigada.
    Mais sugestões você podem olhar no instagram.com/kafray_ana

    • NoivadoGestor 24 de novembro de 2020   Reposta →

      Olá Ana, tudo bem?

      Agradecemos por nos ensinar sobre o assunto. O texto já foi alterado.

      Atenciosamente,

      eNoivado.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo