capa-casamento-na-praia-3

Tudo o que você precisa saber para realizar um casamento na praia

Um casamento na praia envolve muitos desafios: encontrar o local perfeito, um estabelecimento para dar suporte, fornecedores que já tenham experiência em realizar esse tipo de evento, auxiliar os convidados, aguardar o alvará para a utilização do local, além de preparar um plano b para o caso de uma repentina mudança climática. Contudo, para os apaixonados pela beleza do mar e pela tranquilidade que este ambiente proporciona, é válido qualquer sacrifício. Com algumas dicas e um pouco de dedicação, é possível realizar o casamento dos sonhos. Acredite, o resultado é compensador.

poesie-banner

noivos-casamento-na-praia

Kallima Photography

1. Alvará para a utilização do local

Se você pretende fazer um casamento na praia, prepara-se para planejar todos os detalhes com muita antecedência, começando pela solicitação de alvará para a utilização do local. Por se tratar de um local público, é necessário entrar em contato com a prefeitura da cidade e passar por um processo de autorização. A lei pode mudar de acordo com cada cidade, por isso, o tempo de espera para uma resposta pode variar de três a seis meses.

2. Local de apoio

A praia realmente proporciona um evento inesquecível, mas já parou para pensar que este local não possui banheiros, não dispõe de cozinha, refrigeradores, local coberto, som e iluminação? Por isso, antes de definir a praia que vocês irão oficializar o “sim”, é de máxima importância verificar se há estabelecimentos (hotéis, restaurantes ou salões de festas) que possam servir como ponto de apoio para a sua cerimônia. Reservar um estabelecimento próximo ao local desejado garante o bem estar de todos e o sucesso a festa.

É possível realizar o casamento na praia das seguintes maneiras:

2.1 Cerimônia na praia e festa no local de apoio

Esta é uma maneira muito comum de realizar um casamento na praia. A cerimônia ocorre com os pés na areia, mas a festa continua em um estabelecimento próximo, como um hotel ou restaurante. Se você procura conforto e comodidade, procure estabelecimentos à beira mar que dispõem do serviço de reserva para casamentos.

2-casamento-na-praia-e-festa-no-hotel

Jenna Bechtholt Photography via Style Me Pretty

resort-beira-mar

Resort à beira mar – Jenna Bechtholt Photography via Style Me Pretty

2.2 Cerimônia e festa na praia

Para os casais que querem aproveitar ao máximo o tema praiano, é possível realizar um casamento totalmente em contato com a areia. Assim, tanto a cerimônia quanto a festa ocorrerão no lugar dos sonhos.

Dica valiosa para os noivos que seguirão desta maneira: procurem fornecedores especializados em eventos na praia, afinal, eles possuem conhecimento para orientá-los. A empresa que possui tal experiência sabe a melhor forma de posicionar as cadeiras na areia, a técnica correta para montar uma tenda e pode dar sugestões valiosas para vocês.

3-cerimonia-e-festa-de-casamento-na-praia

Ana & Jerome via Green Wedding Shoes | Tec Petaja via Town and Country | Beth Helmstetter Events

2.3 Cerimônia e festa em um local com acesso à praia

Neste caso, tanto a cerimônia quanto a festa de casamento são realizadas em um local que seja apropriado para o evento — hotel, resort, restaurante ou salão de festas — e que possua acesso à praia. Desta forma, os convidados terão todo o conforto do estabelecimento e, se quiserem, poderão caminhar na praia.

5-casamento-com-especo-decorado-na-praia

Salão de eventos com vista para o mar – Anna Roussos Photography via Style Me Pretty | Anna Roussos Photography via Style Me Pretty | Spell & The Gypsy

Para atrair seus convidados para a areia, prepare um cantinho especial como, por exemplo, uma pequena tenda com almofadas.

decoracao-para-casamento-praia

Luxe Destination

3. Logística de fornecedores

Um dos grandes desafios de planejar um casamento na praia é definir detalhadamente a logística de fornecedores. Em muitos casos, seus fornecedores enfrentarão um grande deslocamento para levar móveis, objetos e comidas até o local do evento. Os noivos precisarão definir com cada fornecedor como será o transporte, o horário, a montagem, instalação, além de combinar detalhes do recolhimento os objetos após o evento.

Se a ideia de pensar em todos estes detalhes apavorar vocês, fiquem tranquilos, pois a solução é contratar uma assessoria de casamento. Inclusive, já fizemos um post explicando a importância de contratar este serviço. Clique aqui para saber mais!

4. Clima

Em um casamento na praia, não há convidado mais especial e esperado do que o sol. Contudo, quem pretende realizar um casamento ao ar livre precisa estar preparado para possíveis mudanças climáticas. Para evitar uma surpresa desagradável, é necessário ter um plano b. Se você reservar um estabelecimento, prepare um espaço em área coberta para abrigar os convidados em caso de uma possível chuva. Se o casamento ocorrerá apenas na areia, uma boa alternativa é alugar uma tenda.

4-tenda-para-casamento-na-praia

KT Merry Photography

5. Cardápio

Devido ao calor e à exposição ao sol, o cardápio de um casamento na praia exige cuidado especial. Opte por pratos mais leves e procure um buffet que tenha experiência com esse tipo de evento.

buffet-para-casamento-praia

Captains Buffet

cardapio-de-casamento-frios

Captains Buffet

casamento-praia-ceviche

Captains Buffet

sorvete-de-tapioca-sobremesa-para-casamento-praia

Captains Buffet

6. Os trajes

Neste tipo de casamento, é comum que os noivos e os convidados se deparem com a clássica dúvida: o que vestir em um casamento na praia?. A dica é procurar uma peça que corresponda à leveza e aos encantos da cerimônia beira mar, ou seja, tecidos leves e tons claros são os favoritos.

casamento-dia-vestido-de-noiva

Ana & Jerome via Green Wedding Shoes

casamento-praia-look-do-noivo-e-vestido-da-noiva

Ana & Jerome via Green Wedding Shoes

casamento-praia-look-dos-noivos

Jenna Bechtholt Photography via Style Me Pretty

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo