4-Passos-para-fazer-a-lista-de-convidados-do-casamento-4

4 passos para fazer sua lista de convidados do casamento

Lista de casamento é um tema muito polêmico. Selecionar os convidados mais próximos é sempre mais fácil, obviamente, seus parentes mais queridos e seus melhores amigos estarão lá no topo de sua lista. A maior dificuldade é com aquelas pessoas mais distantes, principalmente se forem amigos dos seus pais ou parentes que você dificilmente encontra. Para auxiliar, criamos 4 passos para orientá-los nesse momento.

poesie-banner

1. Pré-lista

A pré-lista geralmente é feita 1 anos antes, quando vocês vão começar a fazer um cronograma de casamento para organizar tudo. Nesta lista, coloquem todos os convidados possíveis, mesmo aqueles que vocês não estão muito à vontade de convidar. Esta lista será o primeiro passo para sentar e conversar com a família para fechar a lista inicial.

4-Passos-para-fazer-a-lista-de-convidados-do-casamento (5)

Amilia Photography

A pré-lista servirá para vocês saberem o que farão, se contratarão um buffet para 200 ou 300 pessoas, por exemplo. Porque, afinal, vocês precisam ter um número inicial para começar a procurar um espaço e um buffet de comidas.

2. Quantas pessoas fechar no buffet

Um dos maiores prejuízos de um casamento é fechar um buffet para um número maior de convidados e no fim das contas só metade comparece. Por isso, levem em consideração todas as peculiaridades da pré-lista.

Nossa dica é a seguinte: feche a quantidade de pessoas para 20% menos do que der a sua pré-lista e combine com o buffet até quando pode avisar para um possível aumento no número de convidados. Assim, você evita de pagar e as pessoas não irem. Combinem também, em contrato, os valores, para que eles sejam mantidos até a data do possível aumento da lista.

 4-Passos-para-fazer-a-lista-de-convidados-do-casamento-1

DS Visuals

Em um ano, pode acontecer muita coisa. É triste pensar, mas convidados podem falecer, filhos de convidados podem nascer (e dificilmente eles comparecerão com um bebê recém nascido), pessoas podem ficar doentes, vocês podem mudar de emprego, se distanciar de pessoas, ganhar novos amigos, etc.

De qualquer forma, quase todos os buffets trabalham com uma margem de segurança de 10% a mais de comida no dia da festa. Conte com isso, mas não se aproveite desta margem, já que, se forem mais convidados do que estes 10%, vocês podem passar vergonha. Use estes 10% para aquelas pessoas que confirmaram presença, mas que vocês sabem que há uma boa chance delas não comparecerem à festa. Se elas forem ótimo, se não, pelo menos não pagarão em vão.

3. Lista final

A lista final será concluída na proximidade da data de entrega dos convites, já que vocês precisarão da lista pronta para endereçar os convites. Neste momento, vocês possivelmente terão novos nomes para adicionar e alguns para retirar. Aproveitem para confeccionar convites extras. Para possíveis erros de digitação ou do calígrafo e também para adicionar pessoas de última hora, pois isso sempre acontece.

Para inibir a quantidade de pessoas convidadas em cada convite, vale investir em convitinhos individuais. Eles servem para mostrar o número de convidados que está sendo incluído por família.

4-Passos-para-fazer-a-lista-de-convidados-do-casamento-3

Amilia Photography

Todas as vezes que entregarem algum convite, vale falar que é importantíssimo confirmar a presença, porque muitas vezes as pessoas não leem o convite na hora e vão deixar para confirmar após o prazo ou nem lembrarão de confirmar. Muitas pessoas têm certeza que vocês sabem que elas irão, mas vocês não têm como adivinhar. Alguns também ficam com vergonha de falar que não poderão ir e acabam confirmando presença mesmo assim.

Geralmente, o RSVP está aliado à lista de presentes. Este detalhe é muito bom, porque obriga os convidados a lerem e responderem.

4. RSVP

4-Passos-para-fazer-a-lista-de-convidados-do-casamento (2)

Oh! Personalizados

A confirmação de presença pode ser feita de duas formas, com ligações telefônicas ou pelo site do casal (mais utilizada). Esta confirmação será muito importante para vocês terem a real noção do número de convidados. De qualquer forma, vale ressaltar que imprevistos acontecem, principalmente de saúde, e pode ser que faltem mais convidados do que vocês imaginam.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo