assessoria-de-casamento-saiba-tudo-sobre-ela-capa

Por que contratar uma assessoria de casamento? Conheça todos os detalhes deste serviço!

Quando você começar a pesquisar por uma assessoria de casamento, certamente surgirão muitas dúvidas em relação a pacotes que incluem diferentes tipos de trabalho. Normalmente, as assessorias de casamento trabalham com dois ou três tipos de pacote que são basicamente divididos em tempo de atuação.

poesie-banner

Assessoria completa

Este tipo de serviço é o mais indicado para noivos muito ocupados e que precisam de auxílio em todo o planejamento do casamento. Este tipo de assessoria costuma durar mais tempo, geralmente, todo o período do planejamento do casamento. Portanto, se vocês planejam o casamento com um ano de antecedência e precisam de assessoria, esta terá a duração de 1 ano.

Neste tipo de assessoria, normalmente é feito um cronograma e semana após semana a assessoria entrega opções de serviços que podem ser contratados. Geralmente, são duas ou três opções de dj, decoradora, buffets e etc. E caso estes não atendam às expectativas, são fornecidas novas opções. A assessoria pode acompanhá-los ou não nesta fase de escolhas. É comum que todos estes detalhes sejam acertados no início da contratação.

Com todos os fornecedores escolhidos, chega a fase de assinar os contratos. Nesse momento, as assessorias auxiliam com toda sua experiência sobre detalhes que vocês nem imaginam. O ideal é assinar os contratos com todos os itens descritos e já decididos. Assim, vocês evitam problemas Como ter que procurar algum serviço ou item que não foi incluído no contrato anteriormente.

cronograma-de-casamento-aluguel-de-sousplat

Amilia Photography

Um exemplo claro sobre detalhes assim é o fornecimento de sousplats para as mesas dos convidados. Os sousplats são pratos decorativos que são colocados abaixo dos pratos para enfeitar a mesa. Ele também servem de apoio para que entre a troca de pratos e a mesa não fique completamente vazia. Muitos buffets já os fornecem, juntamente com os demais itens como pratos, copos e talheres, enquanto outros buffets não têm. Neste último caso, a noiva terá que alugá-los em lojas de locações de itens para festa ou com a decoradora escolhida.

Muitas noivas só decidem usar os sousplats depois dos contratos fechados e alugá-los separadamente pode gerar uma despesa extra que não estava contemplada no orçamento inicial. Por isso é tão importante pesquisar detalhes assim. Às vezes, a diferença de valores entre um buffet e outro pode ser menor do que alugar sousplats separadamente.

assessoria-de-casamento-saiba-tudo-sobre-ela

Glasser Images

Com todos os contratos fechados, a assessoria faz um briefing do casamento, um documento onde constam todos os detalhes de todos os fornecedores. Agora, é só aguardar para a semana do casamento. Este tipo de assessoria agrega as funções das outras duas assessorias que vem a seguir.

Assessoria para a semana do casamento

Este tipo de serviço serve para tranquilizar os noivos na semana do casamento. Particularmente, ele é indicado para casais que já fecharam todos os detalhes com os fornecedores e que apenas querem uma ajudinha na semana final para ver se não está faltando nada e se todos os fornecedores irão cumprir o contrato.

Nesta ocasião, a assessoria ligará para todos os fornecedores e informará o cronograma da cerimônia. Na ligação, esclarecerá os detalhes e restrições da festa, entre eles, local onde cada profissional deverá trabalhar no espaço e os horários de montagem e encerramento da festa.

A função da assessoria será alinhar sua forma de trabalhar com os fornecedores, deixando tudo preparado para o grande dia. Caso seja necessária alguma alteração, com certeza será indicada a melhor solução, levando em consideração todos os contatos profissionais que as assessorias competentes possuem.

casamento-como-funciona-assessoria-de-casamento

Katjaheil

Assessoria para o dia do casamento

Para casais com orçamento apertado, esta é a opção mais indicada, pois ela será contratada somente para o dia da festa e terá um custo inferior aos demais pacotes. Muitas noivas pensam que podem cuidar sozinhas de todo o cronograma de casamento. Embora isso seja possível, pode ser extremamente desgastante. Você precisa de alguém para olhar por você e resolver todos os impasses que possam surgir na festa. Não é justo deixar esta responsabilidade para as mães ou madrinhas, pois elas também têm que relaxar.

Contratar uma assessoria pelo menos para o dia é item fundamental para ter uma festa de casamento tranquila, principalmente se vocês noivos quiserem se divertir em todos os momentos da festa. Por isso que esta fase da assessoria é uma das mais importantes.

assessoria-de-casamento-o-que-ela-faz

Ten Twenty One

Vejam os itens que as assessorias geralmente se responsabilizam no grande dia:

Antes da festa

  • Conferência de todos os detalhes do espaço, se tem algo quebrado ou precisando de reparo, se está faltando um item que estava no contrato e etc.
  • Checar com o maître todos os detalhes do buffet, ordem dos pratos, como serão servidos e horários que serão servidos para seguir a sequência combinada com os noivos.
  • Conferência de todas as bebidas do bar, se estão lacradas e em quantidade correta.
  • Acompanhamento de toda a montagem da decoração e conferência de que todos os itens que estão sendo entregues e que serão posteriormente devolvidos no fim da festa sem avarias.
  • Montagem da mesa de doces e de bem casados.
  • Receber o buquê e a almofada das alianças.

assessoria-de-casamento-auxilio-dama-de-honra

Ten Twenty One

Durante a cerimônia

  • Na celebração, a assessoria irá organizar todo o cronograma de entradas e saídas em conjunto com os músicos ou dj em função do celebrante ou padre.
  • Auxiliar idosos e deficientes na locomoção e acomodação.
  • Orientação dos padrinhos e madrinhas quanto à ordem de entrada e o que devem fazer durante a cerimônia.
  • Orientar e cuidar da dama de honra ou pajem na entrega das alianças, principalmente se forem crianças pequenas.
  • Arrumar o véu da noiva e o vestido para que ele fique esticado durante toda a cerimônia e consequente sessão de fotografias.
  • Acompanhamento dos fotógrafos para que eles não percam nenhum momento importante da festa.

como-funciona-uma-assessoria-de-casamento

Vesic

assessoria-de-casamento-do-dia-ou-completa

Vesic

Durante a festa

  • Acomodação dos convidados nas mesas.
  • Ajudar a noiva a retirar o véu e prender a saia do vestido nos ganchinhos
  • Controle da lista de convidados para checar com o buffet no final da festa.
  • Alimentação e hidratação dos noivos. Sim, elas irão atrás de vocês com bebidas e comidas para que vocês possam aproveitar a festa.
  • Auxílio com eventuais problemas de saúde dos convidados. A assessoria, geralmente, possui um kit de primeiros socorros. Em casos mais graves, entra em contato com uma ambulância e acompanha a pessoa até o atendimento.
  • Solução de eventuais imprevistos com os fornecedores. Muitas vezes, você nem ficará sabendo dos detalhes.

assessoria-de-casamento-corte-do-bolo

Glasser Images

Após a festa

  • Vistoriam todos os detalhes no final da festa, verificando se nenhum convidado esqueceu algo e se está tudo em ordem.
  • Conferem com o buffet a contagem da quantidade final de convidados.
  • Acompanham todos os fornecedores na desmontagem
  • Conferem a quantidade de bebidas consumidas e separam as bebidas abertas para os noivos levarem.
  • Auxiliam os convidados no final da festa, levando-os ao café e pedindo táxi para os que precisam.
  • Entregam os bem casados em mãos a fim de evitar que no final os últimos convidados fiquem sem.
  • Recolhem e colocam no porta-malas do carro dos noivos ou das mães todos os itens para devolução, como aluguel do bolo fake, véu, sapatos extras, porta retratos dos noivos, livro de assinaturas, etc.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo