capa-penteado-e-maquiagem-para-noivas-decadas

História da beleza: o penteado e a maquiagem de casamento desde 1900 até os dias de hoje

Se você está em busca de uma referência retrô para o seu penteado e maquiagem de casamento, a história da beleza desde 1900 até os dias atuais será o material perfeito para se inspirar.

poesie-anel-noivado

A história da beleza anda lado a lado com a história da moda, da arte e com o que acontece ao redor do mundo. Entender a referência histórica da maquiagem e do penteado escolhidos para o seu casamento trará muito mais conteúdo para auxiliar você na escolha dos acessórios perfeitos para combinar.

1900

A maquiagem desta época era muito natural, apenas para corrigir detalhes. A ideia era que a noiva aparecesse sem maquiagem. A maquiagem era pálida, com bochechas rosadas. As sobrancelhas eram cheias e naturais.

O penteado era inspirado em “Gibson Girl”, onde o cabelo era arrumado no topo da cabeça e o véu era fixado por meio de chapéus.

1900-look-de-noiva-vintage-referencia-cabelo-e-maquiagem-casamento

Vintag

1910

A maquiagem tornou-se mais comum com a abertura do estúdio de maquiagem da MaxFactor. Lá, foram introduzidas a máscara de cílios e as sombras para olhos.

O cabelo nesta década era longo, cacheado e preso para ser visto abaixo dos grandes chapéus. Os véus continuam a sair do chapéu e muitas vezes são utilizados na confecção dos chapéus.

1910-eleanor-clay-ford-casamento-edsel-bryant-ford-referencia-vintage-casamento-maquiagem-cabelo

Eleanor Clay Ford em seu casamento com Edsel Bryant Ford (filho de Henry Ford) via Metro Times

1920

A maquiagem da década é marcada pela influência do look melindrosa, onde a pele era pálida com olhos marcados, assim como a musa Clara Bow.

Cabelos curtos eram a sensação do momento, no começo chamado de corte “bob”, mas posteriormente poplularizado como corte chanel, devido ao corte de cabelo adotado pela estilista Gabrielle Coco Chanel.

O penteado de noiva da época possuia detalhes de ondas feitas com os dedos e acomodava o véu Juliet, famoso por cobrir toda a cabeça e possuir detalhamentos nas laterais. Era como se fosse um boné de véu.

1929-clara-bow-referencia-vintage-de-cabelo-e-maquiagem-para-noivas

Casamento Clara Bow via Clara Bow archive

1930

O glamour das atrizes Holywoodianas tomou conta da década. Atrizes com cabelos longos, ondas feitas com os dedos e cachos de alfinetes influenciavam as mulheres na época.

A maquiagem da época incluía pele pálida, finas e estilosas sobrancelhas. Os lábios recebiam batons em tons de vermelho escuro e profundo ou no tom de marrom escuro.

As unhas sofrem influência da tendência “Moon manicure”, a unha meia lua. A ideia é só começar a pintar a unha depois do círculo de crescimento dela. Como se fosse uma francesinha curvada invertida.

claudette-colbert-filme-it-happened-one-night-1930-referencia-de-cabelo-e-maquiagem

Claudette Colbert via Glamourdaze

1940

Maquiagem minimalista era predominante nessa época. Com o racionamento devido à guerra, muitas noivas beliscavam as bochechas e mordiam os lábios para que eles ficassem mais avermelhados. As noivas privilegiadas passavam batom vermelho, delineavam os olhos e faziam sobrancelhas arqueadas.

O penteado mais popular na época era cacheado com ondas leves ao redor do rosto. O penteado pin-up da época era chamado de Victory Rolls. Na foto, Carmen Miranda adota seus icônicos acessórios de cabelo para usar com o famoso cabelo da época.

anos-1940-inspiracao-de-maquiagem-e-penteado-para-noivas

Casamento Carmen Miranda e David Alfred Sebastian, 1947 via Harpers Bazaar

1950

Nos anos 50, as atrizes holywoodianas continuam a influenciar as mulheres. A maquiagem de Marilyn Monroe e de Elizabeth Taylor eram referência na época. Pele com acabamento matte, batom vermelho matte, delineador líquido nas pálpebras superiores e cílios longos. As sobrancelhas eram cheias e delineadas em arcos altos. Os cabelos da época eram curtos e com cachos.

marilyn-monroe-casamento-1950-referencia-de-cabelo-e-maquiagem

Casamento Marilyn Monroe via Marilyn Monroe

1960

Nos anos 1960, os estilos de cabelo passam a variar bastante. Alguns dos cortes famosos na época são cortes que deixam a aparência do cabelo bufante, além do corte de cabelo “pixie” da icônica Twiggy.

Twiggy via People

twiggy-1960-icone-da-moda-referencia-maquiagem

A tendência de maquiagem da época incluía delineado preto e pesado nos olhos, sombra ou degradê de duas cores nos olhos, normalmente verde e azul. Cílios postiços longos e volumosos. Lábios rosados metalizados.

1960-elvis-priscilla-presley-referencia-de-cabelo-e-maquiagem-noivas

Casamento Elvis Presley e Priscilla Presley, 1967 via Vogue

1970

A maquiagem dos anos 1970 seguia duas tendências principais: a primeira era uma aparência de pele natural com cores claras. A segunda era um retorno da maquiagem dos anos 1920, com sombras em cores sólidas e cores fortes nos lábios.

O cabelo dos anos 1970 era longo e cortado em camadas. Ter a pele bronzeada era popular também. O visual hippie foi amplamente adotado no mundo da moda, inclusive pelas noivas.

1979-Rod-Stewart-Alana-Hamilton-casamento-referencia-penteado-e-maquiagem-decada-de-70

Casamento de Rod Stewart e Alana Hamilton, 1979 via Brides

1980

No início da década, o visual de casamento da princesa Diana influencia o mundo com sua maquiagem delicada: pele natural, bochechas rosadas, sombra metalizada e batom cor de boca.

Cabelos volumosos voltaram à moda com cabelos provocativos e armados. Fazer permanente era uma febre. Permanente consiste em um tratamento químico para cachear os cabelos. A maquiagem passa a ser forte, com olhos marcados com cores brilhantes (azuis, rosas e roxos), pele bronzeada e batom brilhante.

1980-lady-diana-inspiracao-de-maquiagem-e-cabelo-para-noivas-decada

Business Weddings

1990

Cabelos longos continuam em voga nos anos 1990. Muitos ainda com permanente e com franjas cacheadas. Cabelos com topetes fixados com spray fazem parte da moda no momento.

A maquiagem dos anos 90 era mais natural. O visual era marcado por cores claras, as bochechas menos marcadas. Os batons do momento eram em tonalidades de roxo escuro, marrom e vinho.

casamento-David-Bowie-Iman-referencia-maquiagem-e-cabelo-para-noivas

Casamento David Bowie e Iman via Brides

2000

Nos anos 2000, a palavra-chave é simplicidade. Um momento de oposição às décadas anteriores resulta em looks com menos informação visual. Os penteados são mais soltos e, normalmente, as noivas deixam os cabelos longos e lisos. Olhos esfumaçados são a tendência do momento ao lado de pele bronzeada e batons em tonalidades claras e pálidas.

2000-casamento-adam-sandler-jackie-titone-referencia-maquiagem-casamento

Casamento Adam Sandler Jackie Titone via In Style

2010

Nos anos 2010, é a vez dos penteados com um ar natural, como se a noiva tivesse ido à praia antes da cerimônia. A maquiagem é feita em tons terrosos. Os olhos esfumaçados continuam fortes e são combinados com cílios alongados. Os batons estão presentes em uma variação enorme, mas o vermelho cereja ganha destaque nesta década.

O casamento que marcou a década foi o casamento real de Kate Middleton e príncipe William. Assim como o casamento da princesa Diana, este casamento parou o mundo e influenciou noivas ao redor do globo. Kate casou com cabelos soltos, em um penteado bem natural e com uma maquiagem bastante discreta.

casamento-real-principe-william-e-kate-middleton-decada-2010-maquiagem-de-casamento

Abc7 News

2020

O início da década é marcado com uma pandemia mundial e consequente uso de máscaras de proteção. A área dos olhos se torna evidente e as noivas investem em maquiagens para valorizar o olhar. Os lábios são neutros com batom cor de boca.

Muitas noivas passam a cuidar da sua beleza sozinhas. O cabelo se torna mais natural ainda, com menos tratamentos químicos e menos coloração. Os penteados seguem a mesma linha, deixando o cabelo com um ar natural, sem grandes tranças ou amarrações.

2020-Marques-Houston-Miya-Dickey-referencia-de-casamento-penteado-e-maquiagem

Casamento Marques Houston e Miya Dickey via People

O penteado e a maquiagem de casamento mudaram bastante de década para década, assim como a moda. Agora, é a sua vez de decidir o seu visual de noiva. Você quer ter um visual retrô com influências do passado ou prefere seguir as tendências atuais? Prefere criar a sua própria referência?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo