25 brincadeiras para animar seu chá de panela

As brincadeiras do chá de panela fazem parte da animação da festa e servem para dar boas risadas, descontrair e aproximar os convidados uns dos outros.

Faça um planejamento e organize roteiro do andamento da festa alguns dias antes. Escolha entre três e quatro brincadeiras para o chá não ficar muito cansativo. Assim, sobra tempo de jogar conversa fora e comer.

Listamos as principais brincadeiras de chá de panela, escolha as que mais combinam com a noiva e com os convidados. Boa festa! Confira:

brincadeiras-para-cha-de-cozinha-06

Foto: Get Archd

1. Entrevista sobre o noivo

Faça uma lista com perguntas sobre o noivo para ver se a noiva o conhece bem.

Aniversário da sogra? Qual a cor preferida? Dia do primeiro beijo? Comida preferida? Pesquise as respostas do noivo com antecedência. Na hora da brincadeira, faça uma pergunta por vez, se ela errar, paga um castigo.

poesie-banner

2. Eu nunca

A organizadora distribui uma mesma quantidade de M&M’s ou amendoins para as convidadas e sugere que formem uma roda.

Começando pela noiva, ela descreve uma situação ou algo que nunca fez, por exemplo: “Eu nunca pintei o cabelo”. As convidadas que já pintaram o cabelo comem um M&M e assim por diante. Ao final da brincadeira, quem tiver maior quantidade, ou seja, ingerido menos M&M’s, ganha um brinde.

3. Feitiço contra o feiticeiro

Distribua caneta e papel para as convidadas e peça para que cada uma sugira um castigo para a noiva, assinando em baixo. Os papéis são recolhidos e lidos um a um.

A ideia, aqui, é que cada uma pague o seu próprio castigo. Por exemplo: se a Joana disse que a noiva deve fazer uma dança sensual com uma cadeira, a própria Joana que deverá pagar o castigo.

Obs: todas devem pagar os seus castigos.

4. Bingo das bolsas

Cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

brincadeiras-para-cha-de-cozinha-03

Foto: Felicia Lasala

5. Reconheça a história

Cada amiga que chegar escreve em um papelzinho uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu entre ela e a noiva. Pode ser uma situação que viveram juntas, uma coisa engraçada que presenciaram, etc.

Os bilhetes não devem ser assinados. Em seguida, os bilhetes são dobrados e guardados em uma caixinha. Cada amiga da noiva sorteia um papel e lê para todos. Se a noiva acertar a autora da frase, a amiga se levanta, dá o seu presente e paga uma prenda. Se a noiva errar, a pessoa que escreveu se identifica, dá o presente e a noiva paga a prenda.

6. Adivinhe o que é

A noiva é vendada, recebe os pacotes de presentes e tenta adivinhar o que tem dentro. Se ela errar, paga um castigo, se acertar, quem deu o presente paga um castigo. Mude os pacotes, coloque enchimentos para que a noiva erre bastante e pague vários castigos.

anel-formatura-direito

7. Fotos antigas

Cada convidada leva uma foto bem antiga (de preferência de quando era bebê) e a noiva precisa adivinhar quem é quem nas fotos. Se a noiva errar, paga uma prenda. Se acertar, a dona da foto é quem paga a prenda.

8. Fio de costura

No início do chá, a organizadora entrega um rolo de fio de barbante ou lã e pede para cada convidado cortar o tamanho que quiser, seja grande ou pequeno. Cada um precisa guardar o fio até o momento da brincadeira, que pode ser mais para o final. Na hora da brincadeira, cada um conta uma história engraçada sobre os noivos enquanto enrola o fio no seu dedo indicador. Quando acabar o fio, a história acaba.

9. Imagem e ação

A organizadora escreve o nome de um filme sobre casamento em cada papel. Os convidados se dividem em duas equipes. Cada participante pega um papel e faz mímica ou desenha para que os outros adivinhem o nome do filme. O tempo máximo é de um minuto. Se ninguém da equipe acertar, os pontos vão para o outro grupo. O time que vencer o jogo ganha o direito de aplicar um castigo na equipe perdedora.

10. Caçada

Separe as amigas em equipes e dê a elas uma lista de coisas que elas precisam encontrar até o final da festa.

Você pode esconder coisas aleatórias antes do chá ou pedir que encontrem na sorte mesmo. Se você acha que gincana é coisa de criança, se enganou! Que vença a melhor equipe!

11. Desafio do vestido de noiva de papel higiênico

brincadeira-de-cha-de-panela-01

Foto: Revista Celebrar MS

Organize os convidados em equipes e pegue uma grande quantidade de papel higiênico. Uma pessoa da equipe será “a noiva”. O objetivo principal dessa brincadeira é criar um vestido de noiva com papel higiênico. Dez minutos é um bom tempo para as equipes realizarem a tarefa. Ao fim do tempo, cada “noiva” apresenta seu vestido e um membro da equipe explica de onde tirou a inspiração para ele.

12. Ele disse / Ela disse

Pergunte a noiva e ao noivo seus pensamentos sobre assuntos como amor e casamento. Em seguida, anote várias citações engraçadas e aleatórias deles. Então, no chá, os convidados têm que adivinhar se as frases foram ditas pela noiva, pelo noivo ou por ambos, e marcar a opção correta. O divertido é dar duas plaquinhas, uma em forma de bigode e outra em forma de boca, para que as convidadas informem a opção que julgam correta. Quem errar paga um castigo.

13. Chamando a noiva

Na entrada da festa, os convidados precisam ser avisados que só podem chamar a noiva de “noiva”. Quem chamá-la pelo nome pagará um castigo.

14. Noivo gogoboy

Para fechar com chave de ouro, as madrinhas devem vendar os olhos da noiva e enganá-la, dizendo que levaram um gogoboy para animar o evento. Porém, quem entra de surpresa é o noivo.

15. Receitas

Cada convidada leva uma receita que para ser colocada em um livro ou caderno. Além de ser um bom presente, pode ser usado para uma brincadeira, onde a noiva tenta adivinhar de quem é cada receita. Se ela errar, paga uma prenda, mas se acertar, a autora da receita é quem paga um castigo.

16. Quem pegar fica

Em uma caixa, ponha objetos engraçados como peruca, dente falso, máscara e outros. Coloque uma música e deixe a caixa passar de mão em mão. Quando a música parar, a pessoa que estiver com a caixa deve pegar um objeto, vestir e dançar para o resto resto das convidadas.

17. Palavras proibidas

Escolha três palavras que não podem ser ditas durante a festa. Quando as convidadas chegarem, cada uma delas recebe cinco clipes, mas pode ser outra coisa, como grãos de feijão, por exemplo. Ao conversarem umas com as outras, as palavras proibidas não podem ser pronunciadas. Cada vez que as participantes falaram alguma palavra proibida, devem entregar um clipe para a pessoa com quem estava conversando. O objetivo desta brincadeira é fazer com que se ganhe o maior numero de clipes possível. Quem receber mais clipes ganha um brinde.

cha-de-panela-da-noiva

Foto: As lembrancinhas de casamento

18. Esquentando gelo

Algumas horas antes da festa, a pessoa que estiver organizando o chá precisa encher algumas forminhas de gelo. Antes de levá-las ao freezer, ela deve colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho. Quando todas as convidadas estiverem presentes, cada uma recebe um cubo de gelo dentro de um copo plástico.

Ninguém pode tocar o gelo com as mãos ou outro objeto. Também é proibido retirá-lo do copo. A pessoa pode apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. Quem derrubar o gelo é desclassificado. No final, a primeira que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio.

19. Que celebridade eu sou?

Cole o nome de uma celebridade nas costas de cada convidado. A ideia é que cada convidada tente descobrir que celebridade ela é, somente fazendo perguntas cuja resposta só pode ser sim ou não.

20. Declaração de amor

A organizadora da festa monta uma caixa com vários objetos e brinquedos. A noiva, então, escolhe quatro convidadas para formar duas duplas. Cada dupla tem que fazer uma declaração de amor uma para a outra, utilizando os objetos encontrados na caixa. A declaração mais engraçada ganha a brincadeira.

21. Encontre o objeto

A organizadora do chá de cozinha esconde um objeto escolhido pela noiva e as convidadas devem tentar encontrá-lo antes do término da festa. Quem encontrar ganha um prêmio.

22. Bingo de casamento

Cartelas de bingo com os presentes que a noiva pediu para o chá são distribuídas no começo da festa. À medida que a noiva for abrindo os presentes, as convidadas vão marcando os itens. Quem completar a cartela primeiro leva um brinde.

23. Cordão na cintura da noiva

A organizadora da festa pede para as convidadas cortarem um pedaço de cordão no tamanho que elas acham que é a cintura da noiva. Cada convidada segura o seu cordão e se dirige a uma fila para medir cintura da noiva. É uma brincadeira engraçada, porque tem aquelas que erram para menos e deixam a noiva tão feliz e as outras que erram para mais e ganham um olhar bravo. Quem acerta ganha um brinde e quem erra paga um mico.

24. Aliança no bolo

brincadeira-de-cha-de-panela-10

Foto: Roberta Paiva Fotografia

Essa brincadeira é para as solteiras e rende boas risadas. Combine com a boleira de colocar várias fitas embaixo do bolo, mas em uma dessas fitas ela deve amarrar uma aliança (de mentirinha) na ponta. Quem pegar a aliança será a próxima a se casar.

25. Customize o avental da noiva

Monte uma cesta com cola para tecido, botões temáticos, letras, canetas, retalhos, linhas, fitas e peça para as convidadas customizarem um avental para a noiva. Ele será uma linda lembrança do chá de cozinha.

Você também pode conferir algumas dicas nesse vídeo aqui:

Fonte: Casando com amor

Artigos relacionados

4 comentários

  • Arleide sena 5 de abril de 2019   Reposta →

    Muito bom, gostei das brincadeiras.

  • karuana 22 de maio de 2019   Reposta →

    Amei as brincadeiras. Estou organizando o chá de uma amiga e vou copiar várias dessas brincadeiras.

  • Elidiane 1 de novembro de 2019   Reposta →

    Muito bom…vou fazer no chá da minha irmã rsrs

    • Joice 29 de novembro de 2019   Reposta →

      Amei vou fazer no chá da minha irmã

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo