10-Motivos-que-Fazem-as-Pessoas-Homens-Terem-Medo-do-Casamento-capa

10 Motivos que Fazem as Pessoas (Homens) Terem Medo do Casamento

1. Medo de Perder a Liberdade

Talvez esse seja o grande motivo por trás daquele medo que assombra alguns homens. Eles temem não poder mais fazer tudo o que querem, na hora que querem. Então, fica a pergunta: no seu relacionamento atual, você faz tudo que quer, na hora que quer? Provavelmente não… Acredite, nesse aspecto, pouco coisa irá mudar.

poesie-anel-noivado

2. E se Ela Mudar?

De alguma forma, você tem em sua cabeça uma imagem de casais felizes antes do casamento e estressados após. Será que ela vai se tornar outra pessoa depois do casamento? Esse medo é um pouco sem sentido. Não é possível saber se você ou ela mudarão. Algumas pessoas mudarão, outras não. E se vocês mudarem para melhor? Colocou isso em sua conta? A questão é que isso é um risco que está implícito em qualquer relacionamento. Você só descobrirá como o casamento moldará a personalidade de vocês se casando: não há outra maneira. Não tenha medo de errar.

3. Experiências Infelizes

Até que encontremos nossa alma gêmea – no caso de você acreditar que ela exista –, passamos por outras experiências e relacionamentos que não resultaram em casamento. Se o desejo de fazer o pedido de casamento não veio, mesmo após anos de convívio, caro amigo, medo isto não é. É provável que este seja apenas um desses relacionamentos que não vão resultar em matrimônio. Simples assim.

4. Instabilidade

Casamento é relacionamento sólido e, para tanto, precisa de estabilidade em outras áreas, pois de amor e uma cabana, atualmente, nem os mocinhos das novelas vivem. Qual a pressa de oficializar a união se o emprego não é seguro, se o dinheiro não é suficiente para uma vida tranquila? Medo de casamento falido e irresponsável tem fundamento, podemos e devemos ter.

5. Uma Questão de Prioridades

Casar-se pode não estar entre suas prioridades no momento, por mais que você ame sua companheira. Um emprego em outra cidade, um curso fora do país, o sonho de abrir uma empresa, entre outros, são objetivos de vida tão importantes quanto o casamento. Desde que ambos entrem em acordo e tenham objetivos em comum, o casamento pode ficar para o futuro. Enquanto isso, das duas uma: ou o relacionamento amadurece, ou sua namorada se cansa de esperar, sinal de que ou você foi um tanto relapso, ou as metas dos dois não eram tão comuns assim.

6. Pressão

Uma das coisas mais temidas pelos alérgicos ao casório é a suposta pressão que acompanha todo o processo do casamento. De fato, a pressão costuma ser muito maior antes do casamento, propriamente dito. A verdade é que você não deve fazer sequer uma tatuagem sob influência de opiniões alheias, imagine se casar. Pressão da sua namorada, família, amigos ou convenções sociais, por exemplo, jamais foram bons critérios para tomar uma decisão tão importante.

10-Motivos-que-Fazem-as-Pessoas-Homens-Terem-Medo-do-Casamento

Natashia Wielink

7. Filhos

Casamento e filhos são departamentos diferentes: sentir-se preparado para o primeiro não quer dizer que esteja preparado para o segundo. A tendência atual, inclusive, é que os casais curtam o casamento sozinhos por alguns anos, para, só então, programarem a prole. A questão é que voltamos ao item da pressão, já que, principalmente os familiares cobram um sobrinho/netinho/priminho, etc. Isso requer apenas jogo de cintura. Agora, quando a pressão vem da sua companheira, vocês vão ter que entrar em acordo e equilibrar as expectativas, pois este assunto pode assombrar o casamento de vocês, causando desentendimentos e frustrações.

8. A Fama Negativa do Casamento

Quantas piadas sobre casamento, onde o homem sempre aparece infeliz como escravo de uma esposa megera ou a mulher é retratada descabelada pilotando um fogão? Quantas vezes essa instituição foi dita como falida? Quanto terrorismo sobre o compromisso, o horário para chegar em casa, as obrigações, e, principalmente, sobre a sogra? O tema casamento chega a ter uma categoria própria em sites de humor e livros de piadas! Assim, fica difícil ter um olhar positivo sobre algo tão ridicularizado. O fato é: as pessoas continuam se casando.

9. Trauma por Osmose

Algumas pessoas têm o péssimo costume de tomar por base ou deixar-se traumatizar por casamentos mal-sucedidos. Não entre nesse pessimismo. Cada casamento é único!

10. Religião

Embora não seja muito comum, religião pode afetar casamentos e noivados. A escolha por um religião pode desencadear um turbilhão de desaprovação de diversas fontes. Pior, talvez você tenha que se converter a uma religião que não é de seu agrado para fazer parte da nova família. No entanto, esses são assuntos que são apresentados a você logo no início do relacionamento. Assim, não deixe que a religião de torne uma desculpa. Nos primeiros meses ou no primeiro ano de relacionamento, já é possível saber o que é mais importante para você. Às vezes, você se sentirá confortável em abrir mão de suas crenças, outras vezes não.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo