capa-dj-banda-ou-os-dois-festa-de-casamento

Festa de casamento: dj, banda ou os dois?

Toda festa de casamento precisa de música, seja um dj, uma banda, ou até mesmo uma caixa de som improvisada com uma playlist perfeita. Então, resta a dúvida: optar por um dj, uma banda ou contratar os dois?

poesie-anel-noivado

Esta é uma pergunta recorrente, cuja resposta não depende apenas de orçamento, mas também das possibilidades dos espaços, gosto musical dos noivos e também do tempo de festa. Na hora de contratar seu fornecedor de música, fique atento aos detalhes a seguir.

Orçamento

Antes de contratar seus fornecedores, será necessário ter uma ideia de orçamento total do casamento. Primeiro, você coleta orçamentos dos possíveis fornecedores e faz uma soma para ver se o total bate com o valor que vocês estão planejando investir no casamento.

Com os valores em mãos, é possível responder à pergunta inicial: dj, banda ou os dois? Dentro de uma mesma região é possível receber orçamentos extremamente diferentes. Por isso, o nosso conselho é pesquisar muito bem sobre a reputação dos fornecedores, já que é melhor ter um fornecedor só de alta qualidade a dois inferiores.

dj-de-casamento-dicas-na-hora-de-escolher-festa

Cutting News

Espaço

Um dos primeiros itens da lista de casamento para se contratar é o espaço onde ocorrerá o evento. Será necessário saber alguns detalhes sobre acesso, estrutura e características do espaço para poder acertar com seu fornecedor. Muitos espaços são pequenos e não permitem bandas, por exemplo. Normalmente, quem casa e realiza a festa no salão da igreja também não pode contratar banda, apenas dj.

O primeiro ponto é perguntar qual é o espaço onde normalmente fica a pista de dança e como as coisas funcionam com relação ao palco, iluminação, delimitação de pista de dança e cabeamento para ligar os equipamentos. Com esta informação em mãos, é possível conversar com seus fornecedores e ver quem vai providenciar o quê. Em alguns casos, a empresa que fará a decoração do casamento pode ajudar com esses detalhes de infraestrutura, caso o buffet não tenha nada disponível, já que, em alguns casos, o próprio fornecedor espaço irá auxiliar.

banda-de-casamento-como-contratar

Salamander Music

Tempo de festa

O tempo de festa é um fator muito importante para determinar quem serão seus fornecedores. Normalmente, as festas que duram entre 4 e 6 horas precisam apenas de um dj ou uma banda, mas isso vai da escolha de cada casal. Sempre pergunte a seus fornecedores o número de horas incluídas no orçamento e o valor da contratação de horas extras. Às vezes, um orçamento é mais barato porque há a disponibilidade de menos horas de festa no contrato.

Eventos que acontecem durante o dia e que terão 8 horas ou mais de festa precisarão de dois fornecedores para dividir a festa. Você pode contratar uma banda para fazer a cerimônia e ficar até a recepção. Daí em diante, o dj assume. Você também pode realizar a cerimônia com o dj e colocar a banda para animar a pista de dança. A terceira opção é mesclar os dois fornecedores para que eles tenham tempo suficiente para trabalhar e descansar. Você também pode contratar dois djs ou duas bandas.

Tudo depende do tipo de banda, do tipo de dj e dos momentos que vocês planejam inserir no roteiro do casamento. Na hora da contratação, isso é uma resposta difícil porque este tipo de decisão vai acontecendo aos poucos: vocês ainda vão descobrir o que querem. Quando a cerimônia religiosa é realizada no mesmo espaço da festa, por exemplo, pode ser interessante contratar horas extras para ter tempo o suficiente para todas as etapas do roteiro e sobrar tempo para todos dançarem na pista de dança.

pessoas-dancando-festa-de-casamento

Ballroom Dance

Gosto musical

O gosto musical, apesar de serum fator importante para o dj, é ainda mais fundamental para a banda. A escolha é dos noivos, mas levem em consideração um estilo de música que também agrade aos seus convidados. Se vocês não gostam de funk ou de sertanejo, por exemplo, não tem problema. Apenas remova essas opções da lista de reprodução e converse com os fornecedores de forma antecipada para que eles respeitem as escolhas de vocês. Como em toda festa sempre tem um convidado que fica pedindo músicas para o dj ou a banda, o ideal é que eles respondam que vocês já pré-definiram tudo.

casamento-danca-dj-banda-qual-e-melhor

Bounce Studios

Cada festa de casamento tem suas peculiaridades, por isso, o mais indicado a fazer é anotar todos os detalhes possíveis antes de falar com cada fornecedor. Uma pesquisa bem feita funciona muito melhor quando você sabe o que está pesquisando. Leia blogs, assista a vídeos e entenda como funciona a contratação de cada fornecedor do casamento. Assim, vocês ficarão mais seguros para escolher entre banda e dj ou contratar os dois.

Artigos relacionados

Um comentário

  • Clarissa Mendes 15 de junho de 2021   Reposta →

    Muito boas as dicas. Realmente é preciso pensar bem antes de decidir como será a parte sonora da festa.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo