10 passos para organizar seu chá de panela

O chá de panela é um evento super divertido pré-casamento. Além de equipar a cozinha da noiva é uma boa oportunidade para se divertir, tirar fotos, entrar no clima de festa e curtir os amigos mais íntimos e familiares mais próximos.

poesie-anel-noivado

O costume diz que o chá precisa ser organizado pelas madrinhas ou familiares da noiva. Mas nada impede que a própria noiva o organize ou pelo menos participe dos preparativos.

Organizar o chá de panela é algo simples, mas é necessário que haja planejamento como em qualquer outra festa. Para você não se perder, montamos um roteiro para sua festa sair tudo nos conformes.

1. Faça a lista de convidados

convite-cha-de-cozinha-cha-de-panela-xicara

Irresistível Lembrança

É necessário definir se o chá será misto ou apenas para mulheres. Convide os familiares mais próximos e os amigos mais íntimos. Não convide quem não está na lista de convidados para o casamento.

Envie os convites do chá de panela com antecedência. Eles podem ser impressos e entregues pessoalmente ou enviados por e-mail e até mesmo pelas redes sociais. É preciso informar o horário, o local e onde está a lista de presentes.

2. Defina o orçamento

Após definir o número de convidados, é necessário estabelecer um valor máximo para os gastos do evento, mas lembre-se que a festa principal é o casamento.

3. Escolha o local

O local é determinado pela lista de convidados e como o evento será organizado. Muitas noivas fazem do chá de cozinha uma verdadeira prévia do casamento e investem em espaço maior. Se o chá for mais íntimo, pode ser feito na sua casa ou de familiares e amigos.

4. Defina a data

Não existe uma regra para definir a data, mas o ideal é que seja feito entre um ou dois meses antes do casamento, para que tenha um espaço de tempo entre uma festa e outra.

5. Escolha a decoração

10-passos-para-organizar-seu-cha-de-panela-cha-de-cozinha-cha-bar-cha-da-noiva

Elcio Paiva

Há vários temas de chá de panela que podem ser trabalhados para o evento ficar charmoso e cativante. É fundamental decidi-lo logo para facilitar a organização da festa.

Não se esqueça de caprichar no visual da mesa principal, pois ela é o ponto alto da decoração.

Você pode utilizar painéis de fotos ou porta-retratos, varais de fotos, balões, vidrinhos com corações de feltro entre a decoração. Experimente também fazer um caderninho para as convidadas anotarem suas receitas favoritas para ficar de recordação. Nas decorações mais tradicionais, utensílios domésticos aparecem como parte da decoração.

6. Faça a lista de presentes

10-passos-para-fazer-um-cha-de-cozinha-cha-de-panela-cha-bar-lista-de-presente

Dedique um bom tempo para montar a lista do seu chá de panela veja do que realmente gosta e o que vai precisar para a casa nova. Deixe instruções claras e indique mais de uma loja para a compra dos presentes. Assim você padroniza seus presentes e permite que suas convidadas se sintam à vontade para escolher um presente da sua lista, sabendo que são de seu gosto e evitando presentes repetidos.

7. Definir o cardápio

02-sanduiche-enrolado-receita-cha-de-panela

Nutrella

Há muitas opções e vão depender do estilo e tema da festa. Geralmente, os chás de panela acontecem no fim de tarde, o que leva a um cardápio para chá de panela recheado de pães, salgados, docinhos e sobremesas. Se o orçamento apertar, ofereça as bebidas da festa e peça para que os convidados levem um prato de doce ou salgado.

8. Lembrancinhas

panelinha-para-doces-de-colher-colher-lembrancinha-cha-de-cozinha

A lembrancinha do chá de panela é uma forma de agradecimento para quem participa deste momento especial, todo mundo gosta de ganhar. Itens personalizados são mais charmosos e agradam bastante os convidados.

9. Brincadeiras

brincadeira-de-cha-de-panela-10

Roberta Paiva

Deixe tudo programado antes pra dar tempo de curtir e não virar uma bagunça. O ideal é escolher uma quantidade razoável de brincadeiras para o chá de panela de acordo com o tempo de duração da festa, para dar tempo de comer, interagir e tirar fotos com os convidados.

Uma quantidade alta de brincadeiras pode deixar o evento cansativo. Mas, se você conhece bem os seus convidados, se todos são do tipo que não tem hora para terminar, deixe as brincadeiras rolarem, com alguns intervalos entre uma e outra. É necessário preparar antes todos os materiais que serão utilizados nas brincadeiras.

Converse com as organizadoras sobre as brincadeiras. Se houver alguma coisa que você não topa fazer, avise. Você não pode ficar sabendo quais serão as brincadeiras, mas pode dar dicas sobre as coisas que te incomodam para evitar constrangimentos durante as brincadeiras.

10. Faça um roteiro

O roteiro não precisa ser um esquema todo elaborado, mas defini-lo ajuda no andamento da festa. Assim, a festa não vira um atropelo e você não fica sem saber o que fazer. Na hora de organizar a programação, deixe um espaço para o “improviso” e o momento das surpresas.

Artigos relacionados

Um comentário

  • Arturo 17 de junho de 2018   Reposta →

    Momento importante dentro dos preparativos do casamento.
    Principalmente para “tirar fotos” 🙂
    😉
    Bem observado.
    Parabéns pelo conteúdo, principalmente por belas e coloridas imagens que ilustraram o texto. Realmente me chamaram também muito a atençao.

    Dez dicas bem elaboradas. 🙂

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo