Fotógrafo diz que convidados estão arruinando casamentos com fotos de celular

“Convidados, vocês estão arruinando as cerimônias de casamento.”

poesie-anel-noivado

Esta é a mensagem de um fotógrafo australiano postou em sua página do Facebook sobre a obsessão moderna de documentar cada momento de um casamento através de seus smartphones.

Na ânsia de registrar tudo, os convidados acabam atrapalhando o andamento da cerimônia e acabando com um pouco da magia do grande dia. Junto com a mensagem, Thomas Stewart publicou uma foto que ilustra bem essa questão: o noivo precisa desviar o olhar dos convidados para conseguir enxergar a noiva se aproximando.

Para resolver este problema ele sugere uma proposta simples: “noivas e noivos, por favor façam uma cerimônia completamente desconectada.”

Veja a publicação na íntegra e, logo abaixo, a tradução:

Right, I've had enough. I want to talk to you all about guests using mobile phones / cameras at weddings. I want to…

Publicado por Thomas Stewart Photography em Quinta, 5 de novembro de 2015

“Certo, basta. Eu quero falar sobre os convidados que usam celulares / câmeras durante casamentos. Eu gostaria de propor a vocês algo muito simples: noivas e noivos, por favor, façam uma cerimônia de casamento completamente offline.

Olhem para esta foto. Este noivo precisa inclinar o corpo para conseguir enxergar a noiva se aproximando. Isso porque os convidados estão em pé, com seus celulares, por onde a noiva deveria passar.

Isso é péssimo. Eu não estou culpando esses convidados, particularmente. Na verdade, eu sou o grande responsável por essa situação. No início, eu deveria ter sido mais específico com meus clientes quando expliquei a razão pela qual os convidados não deveriam tirar fotos. Bem, a partir de agora, eu vou fazer disso uma grande questão a ser sanada.

Se você está planejando o seu casamento, considere esses pontos:

1. Convidados com celulares, iPads e câmeras atrapalham o caminho do seu fotógrafo. Eles não têm ideia de que precisam sair da nossa frente. Eles também estragam muitas de nossas fotos. As fotos sairão piores do que deveriam. Você está pagando um bom dinheiro por um fotógrafo; isso significa que você quer fotos incríveis. Nós não conseguimos dar o nosso melhor com pessoas atrapalhando o nosso caminho.

2. Esses mesmos convidados atrapalham também o SEU caminho. Você perderá momentos importantes do seu próprio casamento, pois lá estarão os iPads bem na sua frente. Você perderá a emoção de ver o rosto do seu noivo/noiva no momento do cortejo nupcial.

3. As fotos tiradas pelos seus convidados são, geralmente, uma porcaria. Desculpe-me, mas é a verdade. Você não pode tirar fotos incríveis com a sua câmera de celular, simplesmente, se esgueirando pelo corredor de uma igreja sem iluminação, para fotografar algo em movimento. Por Deus, até os fotógrafos profissionais têm dificuldades com isso.

E finalmente, o ponto mais importante:

4. Imagine-se no meio do seu casamento. Você está eufórico. Você decide dar uma olhadinha para trás para ver seus convidados, pois você tem certeza que eles estão emocionados, compartilhando com você esses momentos tão felizes, e possivelmente estão, até mesmo, com lágrimas nos olhos. O que você vê? ROSTOS ESCONDIDOS POR CELULARES E CÂMERAS. Eu duvido que esta seja a lembrança, do seu casamento, que você quer guardar na sua memória.

Nos seu convite de casamento, diga a todos que você quer fazer uma cerimônia offline: nada de tecnologia, por favor. Escreva em um quadro negro de maneira que todos possam ver esta informação. Diga ao seu celebrante / juiz de paz / padre / pastor para avisar aos convidados assim que a cerimônia começar. ALUGUE UM AVIÃO PARA ESCREVER NO CÉU.

E convidados, vocês foram chamados para um casamento, para compartilhar e celebrar o amor entre duas pessoas. Vocês não foram convidados para tirar fotografias que eles nunca vão ver, de qualquer jeito. Eles querem vocês presentes de corpo e alma, querem lágrimas em seus olhos, assim como querem que vocês façam parte da celebração do casamento. Vocês são testemunhas do casamento, então pelo amor de Deus, vislumbrem os noivos com seus olhos, não com os seus celulares.

Por favor convidados, por mim e por duas pessoas que estão se casando, deixem suas câmeras em casa e tirem seus celulares e iPads do caminho”

O que você acha do desabafo de Thomas Stewart? Você concorda com o fotógrafo?

Artigos relacionados

Um comentário

  • WILLIAM HADDAD 1 de abril de 2016   Reposta →

    que nada ..deixa fotografar …depois entra nas redes onde os convidados postaram as fotos baixa e faz o álbum e vende para os recém casados…quem sabe assim aprendem …

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo