Você sabe por que as noivas usam véu?

O véu é um dos muitos acessórios usados pela noiva no dia do casamento. É uma peça misteriosa, pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza. É feito de tecido leve, normalmente tule ou renda. Fica preso à cabeça por outro acessório, como tiaras e grinaldas e pode ficar por cima ou por baixo do cabelo, dependendo do penteado.

poesie-anel-noivado

véu-de-noiva

Pinterest, Munaluchi Bride e Staywithme.today

A tradição diz que antes do casamento, o pai deve abaixar o véu sobre o rosto da filha e, após entregá-la, o noivo o levanta. Em árabe, “hijab” – véu, significa “o que separa duas coisas”, representando a transição da vida de solteira para a nova vida de casada. Para muitas religiões o véu significa a honra e a dignidade das mulheres.

noiva-noivo-altar-casamento

Projeto Vestida de noiva

Existem muitas razões e teorias por trás do uso do véu, ele aparece ao longo da história em diferentes épocas e culturas. O uso do véu data da antiguidade quando era usado como parte do vestuário feminino, utilizado pelas mulheres pertencentes à nobreza, para proteger os cabelos e a pele do rosto e pescoço contra danos causados pelo sol.

William-Adolphe_Bouguereau0o-veu

The Veil – William-Adolphe Bouguereau

Crenças pagãs, de onde originam-se muitas superstições sobre o casamento, dizem que a noiva é o maior alvo de maus espíritos. Por essa razão a noiva deveria cobrir o rosto com um manto e ser acompanhada de mulheres vestidas de forma idêntica e com buquês semelhantes ao dela, de forma a enganar e impedir a ação dos maus espíritos.

noiva-véu-casamento-inspiracao

Coco Wedding Venues

Na Grécia antiga, o véu era usado pela noiva para protegê-la dos maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores. Já na Idade Média ele era um forte símbolo de nobreza, quanto maior o véu, maior a riqueza.

princesa-veu-casamento-vestido

Grace Kelly

Kate Middleton

Com a chegada do cristianismo o uso do véu no casamento passou a ser interpretado como sinal de virgindade.

noiva-inspiração-casamento-véu

Coco Wedding Venues

Uma outra explicação para o uso do véu é que ele tinha o propósito de ocultar o rosto da mulher ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Essa tradição levava o homem a dizer o famoso “sim” sem ter ideia da aparência física da noiva. Quando os casamentos eram arranjados e dotes eram negociados, muitas famílias queriam esconder o rosto da noiva até o último minuto possível, para que a jovem menos atraente não fosse rejeitada e estragasse o acordo. Desse fato muito provavelmente originou a superstição de que dá azar o noivo ver a noiva antes do casamento.

foto-casamento-noiva

Etsy

O casamento é sempre cheio de tradições e superstições e nem sempre conseguimos precisar suas origens. O fato é que hoje encaramos as tradições com mais liberdade, podendo adaptá-las ao nosso estilo.

véu-noiva-casamento

Coco Wedding Venues

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo