saiba-como-funciona-o-r-s-v-p-em-casamentos-1

Saiba como funciona o R.S.V.P. em casamentos

Quem está na fase dos preparativos do casamento, sabe que a maioria das despesas estão relacionadas com a quantidade de pessoas que irão na festa, bem como a escolha do espaço, cálculo da quantidade do serviço de buffet e bebidas, por exemplo.

poesie-anel-noivado

Por este motivo, para ter uma noção, pelo menos aproximada de quantas pessoas comparecerão ao casamento, os noivos podem usar o R.S.V.P. A sigla é a abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, uma expressão francesa que significa “Responda por favor”, e é utilizada para solicitar aos convidados que confirmem presença ou não no evento que foram convidados.

Há duas formas de se utilizar o R.S.V.P. A primeira é de forma passiva, onde os noivos disponibilizam um telefone, e-mail ou site para que os convidados confirmem presença. E a segunda é de forma ativa, quando uma pessoa entra em contato com cada convidado para confirmar presença.

saiba-como-funciona-o-r-s-v-p-em-casamentos

Convite de casamento Pétala e Co via G R Misiti Fotografia

Dicas de como usar o R.S.V.P em casamentos

Para que seus convidados não se sintam constrangidos, é preciso ter um pouco de cautela na hora de usar o R.S.V.P. Veja algumas dicas:

– O ideal é coloca-lo no próprio convite ao fim do layout com letras menores.

– Uma opção é colocar o R.S.V.P e o local com a lista de presentes na mesma frase.

– Você também pode substituir a sigla pela frase “Confirme sua presença”.

– Não tem problema nenhum colocar uma data limite para as confirmações.

Mesmo com todos esses cuidados, lembre-se que no Brasil não é comum a utilização de tal serviço, então coloque uma margem de segurança entre 10% a 20% de pessoas a mais ou a menos no evento que não confirmaram presença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo