capa-sobremesa-francesa-para-casamento-soufle-de-chocolate

8 dicas de sobremesas francesas para casamento

Se a ideia é investir em uma super celebração, você precisa conhecer nossas dicas de sobremesas francesas para casamento e incluir no cardápio da sua festa.

poesie-anel-noivado

A elaboração do cardápio de casamento pode ser um pouco confusa, já que existe uma ampla gama de possibilidades e escolhas. São diversas opções de entrada, prato principal, salgadinhos e principalmente sobremesa. Se você é um grande admirador da culinária francesa, essas sugestões de sobremesa para casamento deixarão você e seus convidados com água na boca.

Mousse de Chocolate

O mousse de chocolate é uma sobremesa leve e delicada. Ele pode ser feito em chocolate amargo, chocolate meio amargo, chocolate ao leite ou de chocolate branco. A escolha do sabor depende se ele terá algum tipo de acompanhamento ou não. Uma cobertura de frutas adocicada ou um chantilly quebra o amargor das opções de mousse de chocolate amargo ou meio amargo. Para opções doces como chocolate ao leite ou chocolate branco, vale considerar adicionar cerejas ou frutas cítricas para equilibrar o sabor adocicado do chocolate.

O mousse de chocolate é uma sobremesa muito querida e, sem dúvida, será uma opção muito interessante para escolher, pois agrada a pessoas de todas as idades.

mousse-de-chocolate-para-sobremesa-de-casamento

Once upon a chef

Creme Brulee

O creme brulee é uma sobremesa à base de ovos, creme de leite, açúcar e baunilha que possui uma identidade muito marcante. Seu grande diferencial é a crosta caramelizada de açúcar que deve ser quebrada com a colher para ter acesso ao creme. As favas de baunilha normalmente ficam em baixo do creme, gerando uma combinação muito agradável.

Vale ressaltar que esta sobremesa possui um sabor predominante de ovos, e que muitos convidados podem não apreciar por não estarem acostumados. Se houver a possibilidade, vale disponibilizar outra opção de sobremesa, já que o creme brulee é o tipo de sobremesa que divide opiniões.

sobremesa-chique-para-casamento-creme-brulee

Jok Kitchen Larder

Eclair de Chocolate

O eclair de chocolate é popularmente conhecido no Brasil como bomba de chocolate. Eclair, em francês, significa relâmpago e faz alusão ao brilho de sua cobertura e com a rapidez com que esta sobremesa deliciosa é consumida. No Brasil, o nome bomba é referência ao seu formato e à sensação causada no momento em que o doce é mordido: o recheio causa uma explosão na boca. Esta é uma sobremesa tradicional e com muitos anos de história, já que existem indícios de que era consumida desde a época de Maria Antonietta.

O eclair é uma opção delicada e muito saborosa que pode ser confeccionada em diversos tamanhos, tanto para acompanhar a sobremesa como para ser um dos petiscos da mesa do café. Ela tradicionalmente é confeccionada com recheios de creme, creme de avelã, chocolate ou café, mas existem no mercado opções gourmets que incluem sabores e coberturas com frutas também. Sua cobertura normalmente é feita com creme branco ou chocolate.

sobremesa-francesa-de-casamento-eclair

Zappas

Tarte au Citron

A tarte au citron é uma sobremesa francesa que, no Brasil, é popularmente conhecida como torta de limão. Não se sabe ao certo se a sobremesa foi criada na França ou no sul dos Estados Unidos, onde é chamada de key lime pie, mas isto pouco importa, pois a versão francesa tem suas peculiaridades, principalmente com relação aos ingredientes.

Seu recheio é à base de um creme de limão e sua cobertura pode ser de merengue, marshmallow ou de chantily. No Brasil e na Flórida, o limão utilizado na receita é o limão tahiti, mas a versão francesa utiliza o limão siciliano. Se a ideia é fugir do tradicional, esta torta de limão é uma opção deliciosa para a sobremesa do seu casamento e certamente será um sucesso.

tarte-citron-meringuee-sobremesa-francesa-para-casamento

Cuisine moi um monton

Dacquoise de Amêndoas

Dacquoise de amêndoas é uma sobremesa feita com camadas de merengue de amêndoas e avelã intercalado com chantilly ou creme amanteigado, na base de um biscoito amanteigado. Esta sobremesa pode ser feita na versão de bolo em camadas ou como se fosse uma torre de pavê.

O mais importante são os ingredientes, a montagem em camadas e, obviamente, o sabor final. O empratamento pode variar, principalmente se ele for pensado para uma sobremesa de casamento. Esta é uma ótima opção para unificar sobremesas e não ter a necessidade de servir sobremesa e bolo.

bolo-frances-para-sobremesa-de-casamento-dacquoise

Todays Nest

Souffle de chocolate

O souffle de chocolate é um doce de chocolate francês à base de clara em neve. Muitos confundem o souffle com o petit gateau. Apesar de ser visualmente parecido, o sabor, a textura e o modo de preparo possuem muitas diferenças. O souffle é praticamente um mousse de chocolate assado que cresce sem fermento, enquanto o petit gateau é um bolo que é assado rapidamente para ficar com a parte central crua.

O souffle de chocolate normalmente é finalizado com açúcar de confeiteiro e pode ser servido acompanhado de um creme inglês, o famoso creme anglaise, feito à base de leite, creme de leite, gemas e baunilha. O creme inglês pode ser servido em um potinho separado ou em cima do souffle como se fosse uma erupção vulcânica.

soufle-de-chocolate-com-calda-laranja-sobremesa-de-casamento

Tasting Table

Macaron

O macaron é um doce chave que pode estar presente tanto na sobremesa, como na mesa de café e na lembrancinha do casamento. O macaron é uma das opções mais escolhidas para substituir o bem-casado. A sobremesa de macarons pode ser feita com mais de um macaron ou com apenas um macaron confeccionado em um tamanho maior do que o da receita original. Frutas, chantilly e coberturas podem auxiliar no empratamento.

A base da receita é neutra e combina facilmente com diversos tipos de recheio. A massa é feita a partir de farinha de amêndoas, clara de ovo e açúcar. São inúmeros sabores de recheios de macarons para escolher: chocolate, morango, baunilha, doce de leite, café, além de diversos sabores a partir de frutas.

sobremesa-requintada-para-casamento-macaron-morango

Sugar geek show

Crepe Suzette

O crepe suzette é uma sobremesa de paladar apurado. Sua base é uma massa de crepe tradicional que recebe ingredientes especiais em seu recheio. O recheio é feito a partir de um creme de manteiga, açúcar, raspas de laranja, rapas de limão e licor. Seu segredo está no modo de preparo do crepe que, quando recebe o recheio, deve ser flambado para aguçar o sabor, além de reduzir o teor alcóolico do prato.

sobremesa-especial-de-casamento-crepe-suzette

We are chefs

Nossas dicas de sobremesas francesas para casamento servem tanto para um casamento requintado, com diversos pratos, quanto para celebrações mais simples com menos opções. Um buffet de crepes pode ser uma ideia deliciosa e de baixo custo, por exemplo. Você pode investir tanto no cardápio de crepes salgados como doces. As opções de souffle de chocolate ou dacquoise, por exemplo, podem substituir o bolo. E assim você pode encaixar sobremesas francesas em qualquer orçamento de festa de casamento sem onerar nos planos iniciais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo