Skip to main content
CasamentoFaça você mesmo

Casamento intimista: mini wedding no salão de festas do condomínio

Por 8 de dezembro de 2023Não há comentários

Se o orçamento está curto e mesmo assim vocês não querem que esta data tão importante passe despercebida, elaborar um casamento intimista pode ser uma ótima opção.

A tendência de mini wedding já é realidade há alguns bons anos, principalmente porque muitas pessoas preferem investir em mobiliar uma casa, adquirir uma casa própria ou fazer uma viagem de lua de mel inesquecível ao invés de investir em uma festa de casamento.

poesie-anel-noivado

Escolha do espaço

Sugerimos alugar o salão de festas do seu condomínio ou de uma pessoa próxima. Normalmente, a locação de um espaço é um dos itens mais caros quando o assunto é casamento. Se a opção for escolher um salão de festas, tudo fica muito mais acessível.

Hoje em dia, as construtoras, bem como os condomínios, investem em espaços charmosos e bem decorados para atrair os próprios moradores. Isso ajudará, inclusive, a economizar na decoração. Quanto mais bonito for o espaço, menos você terá que interferir nele.

casamento-intimista-mini-wedding

Heidi Roland

Decoração

Um espaço com um mobiliário sofisticado só precisará de alguns arranjos florais, uma mesa de bolo e nada mais. Para os arranjos florais, vocês podem contatar um serviço de decoração, visitar a floricultura do seu bairro ou ir até o “Ceasa” da sua cidade, comprar as flores e montar os arranjos.

A praticidade em contratar uma empresa de decoração é que você não precisará providenciar nada. Mas se a ideia for fazer tudo sozinha, vale lembrar que será necessário alugar vasos para colocar os arranjos florais em uma empresa de aluguel de festas.

Outro item que ajuda na decoração e ainda dá um ar mais romântico à celebração, é utilizar fotos dos noivos. As fotos podem ser colocadas em varais, porta-retratos ou até mesmo aproveitar a televisão instalada na parede para passar uma retrospectiva do casal. Vocês podem elaborar um slideshow de fotos para passar durante o tempo todo com fotos de vocês e dos convidados e, em algum momento, parar a comemoração para passar uma retrospectiva curta ou um vídeo, que pode ser, inclusive, de agradecimento.

decoracao-simples-para-fazer-em-casamento-initmista-mini-wedding

My love wedding

Alimentação

A alimentação pode ser um item opcional no caso de o orçamento ser realmente restrito. Neste caso, façam um combinado de horários entre a parte religiosa do casamento e a comemoração da união no salão de festas. Tentem fugir de horários próximos ao almoço ou à janta e deixem bem claro para seus amigos e parentes que eles serão convidados para cortar um bolo e tomar um espumante para comemorar após a parte religiosa. É preferível fazer desta forma do que se privar de comemorar por uma questão financeira.

Mas se a ideia é inserir um buffet de comidas, vocês podem optar por servir tortas, um buffet de crepes, um buffet de massas ou um buffet de petiscos. Não tem necessidade de fazer como em uma festa tradicional, um buffet completo com diversas entradas e opções de prato. Lembre-se de que é algo intimista e vocês não precisam gastar tanto assim.

buffet-de-crepe-opcao-para-casamento-pequeno

Buffet Crepe le Verdon

Mesa do bolo

Dependendo do número de convidados e do orçamento disponível, é possível fazer um bolo, alguns docinhos e bem-casados que servem como docinhos da festa e ao mesmo tempo são considerados a lembrancinha do casamento.

Na hora de montar a mesa do bolo, utilizem suportes de diferentes alturas para brincar com o espaço tridimensional. Usem arranjos florais e não se esqueçam das forminhas coloridas que dão um up nos docinhos.

Quanto às quantidades, o mais indicado em uma festa de casamento tradicional é de 3 a 5 docinhos por pessoa, fora o pedaço de bolo e a sobremesa. Mas como é uma celebração intimista e vocês devem servir somente isso, a nossa indicação é de 6 a 8 docinhos por pessoa. Assim, não vão faltar docinhos e a mesa ficará linda.

mesa-do-bolo-casamento-intimista

Caked Patisserie

Música

Nada de DJ, banda ou músico para contratar. Se a ideia é cortar custos, invistam em uma playlist muito bem feita e deixem rolar em uma boa caixa de som. Se pretendem dançar depois, elaborem uma outra playlist com músicas mais animadas, se for o caso. Jamais misturem na mesma playlist, pois uma pode acabar e do nada começar a outra, ficando completamente sem contexto.

Fotografia

Contratar um fotógrafo pode ser interessante para tirar essa responsabilidade de vocês e deixar todos relaxados com a certeza de que terão lembranças inesquecíveis desse grande dia.

Se a ideia é cortar custos e vocês forem extremamente organizados, vale investir em fotografias caseiras e pedir para alguém da família ajudar nessa missão, mas ainda assim pode ser algo arriscado e vocês podem ficar com poucas recordações desse dia. Coloquem na balança, pois às vezes, nesse caso, o barato sai caro.

casamento-intimista-mesa-do-bolo

Library Hotel Collection via Zola

Elaborar um casamento intimista ou mini wedding é uma realidade que veio para ficar. Portanto, invistam em uma celebração inesquecível e não deixem de lado momentos tradicionais do casamento como brinde, valsa, jogar o buquê, porque isso não custa nada a mais e manterá seus convidados entretidos.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo