aliança de ouro - aliança de platina

Por que uma aliança de casamento de platina é melhor que uma de ouro branco?

Se vocês desejam se casar com alianças de tonalidade prateada, é provável que se deparem com a seguinte questão: o que é melhor, o ouro branco ou a platina? Essa são as clássicas opções disponíveis no mercado que apresentam um prateado vivo e brilhante. O resultado final é muito parecido em ambos os casos, mas há diferenças importantes nas entrelinhas que você deve considerar antes de comprar um par de alianças em ouro branco ou em platina.

poesie-banner

1. Ouro branco

alianca-versailles-ouro-branco-poesie

Aliança de ouro branco via Poésie

Liga de ouro 18k

Antes de falarmos sobre o ouro branco, é necessário entender sobre as ligas de ouro utilizadas na joalheria. Como o ouro puro é muito mole e frágil, é necessário misturar outros metais ao ouro para torná-lo mais resistente.

As ligas são classificadas de acordo com a sua pureza, sendo que o ouro puro é representado por uma liga de 24K, isto é, 24 partes de ouro em um total de 24. Então, a famosa liga de ouro 18K (dezoito quilates) nada mais é do uma mistura cuja composição é 75% ouro e 25% de outros metais (18 partes de ouro e 6 partes de outros metais), que servem para adequar o ouro às demandas da joalheria.

Metais como o cobre, prata e paládio são alguns exemplos de outros metais que são misturados ao ouro para criar a liga de 18K.

Liga de ouro branco 18K

O ouro encontrado na natureza possui uma tonalidade amarela muito forte. Para suavizar um pouco a intensidade do deste amarelo, a liga de ouro branco 18K costuma ser diferente da tradicional liga de ouro amarelo 18K. A diferença reside exatamente naqueles 25% de outros metais que são adicionados à liga de ouro 18K. Na liga de ouro branco, a quantidade de metais com tonalidade prateada, como prata, níquel e paládio, é maior.

O resultado é uma liga ainda amarela e com tonalidade distante daquele prateado vivo e brilhante.

Banho de ródio

anel-ouro-branco-banho-de-rodio-antes-e-depois

Jodie Gearing

O ródio é um metal precioso que faz parte da mesma família da platina. Ambos, portanto, tem uma aparência muito semelhante.

Para melhorar o aspecto amarelo acinzentado do liga de ouro branco bruta, os joalheiros dão um banho de ródio, revestindo a liga com este metal precioso. Assim, o ouro branco está finalizado e apresenta aquele prateado brilhante e bonito que você está acostumado a ver em joias.

2. Platina

alianca-platina-cartier

Aliança de platina via Cartier

Em comparação com outros metais como o ouro e a prata, a platina existe em menor quantidade. Por isso, é considerada um metal nobre. A platina pode ser encontrada na natureza em formas de pepitas, o que é muito raro, ou misturada com outros metais como o níquel e o cobre, mas o processo de separá-la é bastante trabalhoso.

3. Ouro Branco vs Platina

aliancas-de-ouro-branco-e-platina

Ouro Branco

A aliança de ouro branco possui uma beleza singular e está entre as escolhas favoritas dos casais por suas vantagens:

– Custo mais acessível do que a platina.
– Grande variedade de design de modelos disponíveis.
– É mais leve do que platina.

Mas atenção aos pontos negativos:

– Sua tonalidade branca não é natural.
– Precisa de manutenção constante do banho de ródio.
– Requer mais cuidado com o uso diário.

Platina

Apesar do seu valor superior ao do ouro, as alianças de platina estão se tornando cada vez mais populares entre os casais modernos, devido a suas vantagens:

– Possui um tom natural extremamente prateado.
– Dispensa banho de ródio.
– Metal de difícil oxidação, garantindo que sua cor intensa não se modifique com o passar do tempo.

Sua beleza e durabilidade é incontestável, mas é válido ressaltar seus pontos negativos:

– Custo elevado
– Metal mais pesado que o ouro.
– Alto grau de dificuldade na fabricação de joias com platina.
– Há poucas opções de designs de joias em platina, principalmente no Brasil.

Imagem em destaque via Mademoiselle Fiona Photography

Artigos relacionados

Compartilhe com um amigo