Skip to main content
Alianças

Por que uma aliança de casamento de platina é melhor que uma de ouro branco?

Por 14 de março de 20171 comentário

Se vocês desejam se casar com alianças de tonalidade prateada, é provável que se deparem com a seguinte questão: o que é melhor, o ouro branco ou a platina? Essa são as clássicas opções disponíveis no mercado que apresentam um prateado vivo e brilhante. O resultado final é muito parecido em ambos os casos, mas há diferenças importantes nas entrelinhas que você deve considerar antes de comprar um par de alianças em ouro branco ou em platina.

1. Ouro branco

alianca-versailles-ouro-branco-poesie

poesie-anel-noivado

Aliança de ouro branco via Poésie

Liga de ouro 18k

Antes de falarmos sobre o ouro branco, é necessário entender sobre as ligas de ouro utilizadas na joalheria. Como o ouro puro é muito mole e frágil, é necessário misturar outros metais ao ouro para torná-lo mais resistente.

As ligas são classificadas de acordo com a sua pureza, sendo que o ouro puro é representado por uma liga de 24K, isto é, 24 partes de ouro em um total de 24. Então, a famosa liga de ouro 18K (dezoito quilates) nada mais é do uma mistura cuja composição é 75% ouro e 25% de outros metais (18 partes de ouro e 6 partes de outros metais), que servem para adequar o ouro às demandas da joalheria.

Metais como o cobre, prata e paládio são alguns exemplos de outros metais que são misturados ao ouro para criar a liga de 18K.

Liga de ouro branco 18K

O ouro encontrado na natureza possui uma tonalidade amarela muito forte. Para suavizar um pouco a intensidade do deste amarelo, a liga de ouro branco 18K costuma ser diferente da tradicional liga de ouro amarelo 18K. A diferença reside exatamente naqueles 25% de outros metais que são adicionados à liga de ouro 18K. Na liga de ouro branco, a quantidade de metais com tonalidade prateada, como prata, níquel e paládio, é maior.

O resultado é uma liga ainda amarela e com tonalidade distante daquele prateado vivo e brilhante.

Banho de ródio

anel-ouro-branco-banho-de-rodio-antes-e-depois

Jodie Gearing

O ródio é um metal precioso que faz parte da mesma família da platina. Ambos, portanto, tem uma aparência muito semelhante.

Para melhorar o aspecto amarelo acinzentado do liga de ouro branco bruta, os joalheiros dão um banho de ródio, revestindo a liga com este metal precioso. Assim, o ouro branco está finalizado e apresenta aquele prateado brilhante e bonito que você está acostumado a ver em joias.

2. Platina

alianca-platina-cartier

Aliança de platina via Cartier

Em comparação com outros metais como o ouro e a prata, a platina existe em menor quantidade. Por isso, é considerada um metal nobre. A platina pode ser encontrada na natureza em formas de pepitas, o que é muito raro, ou misturada com outros metais como o níquel e o cobre, mas o processo de separá-la é bastante trabalhoso.

3. Ouro Branco vs Platina

aliancas-de-ouro-branco-e-platina

Ouro Branco

A aliança de ouro branco possui uma beleza singular e está entre as escolhas favoritas dos casais por suas vantagens:

– Custo mais acessível do que a platina.
– Grande variedade de design de modelos disponíveis.
– É mais leve do que platina.

Mas atenção aos pontos negativos:

– Sua tonalidade branca não é natural.
– Precisa de manutenção constante do banho de ródio.
– Requer mais cuidado com o uso diário.

Platina

Apesar do seu valor superior ao do ouro, as alianças de platina estão se tornando cada vez mais populares entre os casais modernos, devido a suas vantagens:

– Possui um tom natural extremamente prateado.
– Dispensa banho de ródio.
– Metal de difícil oxidação, garantindo que sua cor intensa não se modifique com o passar do tempo.

Sua beleza e durabilidade é incontestável, mas é válido ressaltar seus pontos negativos:

– Custo elevado
– Metal mais pesado que o ouro.
– Alto grau de dificuldade na fabricação de joias com platina.
– Há poucas opções de designs de joias em platina, principalmente no Brasil.

Imagem em destaque via Mademoiselle Fiona Photography

1 comentário

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo