Bordeaux, França: uma lua de mel perfeita para os apaixonados por vinho

Se você pretende ter uma lua de mel inesquecível, com certeza na Europa você encontrará destinos surpreendentes. A França como um todo é o destino perfeito para realizar passeios a dois. Bordeaux, além de ser famosa por seus vinhos homônimos, também é uma cidade pra lá de romântica para se passar uma lua de mel tranquila e aconchegante.

poesie-banner

A viagem de lua de mel é algo que deve ser planejado com antecedência. É muito importante elaborar um cronograma de passeios para não perder tempo durante a viagem. A mala tem que ser montada pensando nos passeios também. Por isso, separamos diversas dicas para vocês aproveitarem cada segundo da terra do vinho.

caves-bordeaux-viagem-de-lua-de-mel-na-franca

Wedy

Passeio vinícolas

Os passeios são organizados pela central de turismo, localizada no centro da cidade, onde é possível comprar um pacote que inclui o translado de ônibus com guia durante o trajeto. Os passeios são diferentes a cada dia. Assim, é possível dar oportunidade a várias vinícolas para divulgarem o seu trabalho. Geralmente, em todos estes passeios, está incluída uma degustação de vinhos, o que torna mais prática a ida e a volta de ônibus.

Outra opção é alugar um carro e realizar o agendamento diretamente com os Chateaus. Tudo vai depender do que for mais cômodo para vocês. Particularmente, um passeio agendado diretamente com a vinícola pode ser mais interessante, pois com o tratamento individual os funcionários darão mais atenção a vocês.

degustacao-de-vinho-lua-de-mel-na-franca-bordeaux

Pixabay

Antes de escolher a região do passeio, leve em consideração as características e os vinhos típicos que vocês encontrarão por lá:

  • St. Émilion / Pomerol – Região onde estão concentrados os melhores vinhos, Grand Crus e Merlot blends.
  • Médoc – Região famosa por misturas (blends) de Cabernet Sauvignon e outras uvas.
  • Graves – Região mais ao Sul, famosa por vinhos brancos como Sauvignon Blanc, Sémillion, Muscadelle e Sauvignon Gris.
  • Bordeauxs Cotes – Região famosa por blends de Merlot e Cabernet Franc

A característica mais importante dos vinhos de Bordeaux são as misturas feitas entre vários tipos de uvas, deixando cada vinho com um sabor diferente. Com percentuais de uvas diferentes, dois vinhos podem ter os mesmos ingredientes, mas sabores únicos.

Museus do Vinho

A economia e o turismo da cidade giram em torno do vinho. Por isso, um passeio bastante interessante para se fazer e entender a história da cidade é ir aos dois museus do vinho.

O museu mais tradicional foi inaugurado em 2008 e se chama “Musée du Vin et du Négoce de Bordeaux”. Suas instalações nos remetem às tradicionais adegas francesas e o acervo do museu é repleto de objetos históricos. No final, é possível também degustar os vinhos locais com uma das guias que irá explicar todos os detalhes das diferentes regiões de Bordeaux.

museu-do-vinho-e-dos-negocios-em-bordeaux-lua-de-mel

Unair de Bordeaux

Em 2016, foi inaugurado um museu com uma estrutura bem diferente do museu anterior. Com um ar futurista, o “Cité du Vin” foi construído às margens do rio mais famoso da cidade, o rio Garonne. O museu conta com salas interativas, restaurante “bar a vin”, adega com vinhos do mundo inteiro, uma filial do escritório de turismo, loja e, no sétimo andar, conta com um restaurante panorâmico.

Cidade-do-Vinho-Bordeaux-museu-viagem-de-lua-de-mel

Brasil vinhos

Arte e Cultura

Se a arte e a cultura francesa agradam vocês, com certeza, ir ao Grand Théâtre de Bordeaux será um passeio inesquecível. Verifiquem o que está em cartaz. É possível assistir a peças, óperas e ballets.

Para os apreciadores de artes visuais, o Museu de Belas Artes é o lugar certo. O acervo é um dos maiores da França (fora de Paris). Com pinturas, esculturas e desenhos de artistas franceses, flamengos, italianos e holandeses, este museu possui obras de diversas correntes artísticas do século XV ao XX.

Para ter acesso às artes decorativas e ao design de Bordeaux, um passeio ao Hotel de Lalande é uma ótima ideia. Sede do Museu das Artes decorativas, o Hotel conta com um acervo da história da cidade através de miniaturas, joias, mobiliário, móveis portuários, cerâmica, cristais, instrumentos musicais e de medição, além de diversos objetos de casa.

museu-das-artes-decorativas-e-do-design-bordeaux-franca

Museu das Artes Decorativas e do Design via Madd

A Igreja Saint-Michel é um destino obrigatório para quem vai à Bordeaux. Com seu estilo gótico a imponente, a igreja conta com uma torre do sino construída separadamente, onde é possível subir e apreciar a cidade.

O Rio Garonne e a Point de Pierre fazem parte do cartão postal da cidade. Aproveitem para atravessar a ponte e apreciar a vista dela para o rio. Um ótimo passeio para fazer pela manhã. Um passeio de barco também é muito agradável.

point-de-pierre-sobre-o-rio-garonne-bordeaux-lua-de-mel-franca

Point de Pierre sobre o Rio Garonne via Pullman Hotels

O Jardim Público é um lugar agradabilíssimo para práticas esportivas e muito aconchegante para passeios a dois. Ao redor dele, encontram-se casas senhoriais, o Jardim Botânico, o Museu de História Natural, um bar e um restaurante.

A praça da Bolsa, Place de la Bourse, sem dúvida, é o lugar mais lindo que se pode visitar durante a noite. Sua iluminação refletida no espelho d´água marca mais um local belíssimo para se curtir e tirar fotografias.

espelho-da-agua-place-de-la-bourse-bordeaux-lua-de-mel-franca

Place de la Bourse via Musement

Meios de transporte

O meio de transporte mais fácil para ir a todo os cantos da cidade são os metrôs de superfície, uma mistura de ônibus com metrô, pois ele segue em uma linha e para de ponto em ponto. Através deste metrô, é possível chegar a todos os cantos da parte central da cidade em pouquíssimos minutos. Alguns locais demandam o transporte de ônibus, mas é muito simples e prático também.

Para quem curte andar a pé, é possível fazer boa parte destes trajetos caminhando para apreciar a vista e curtir a cidade. Para ir até as vinícolas, é possível também alugar um carro ou agendar antecipadamente um tour com os Chateaus. A paisagem é linda, com videiras ao longo da estrada.

metro-de-superficie-bordeaux-lua-de-mel-na-franca

Pixabay

Compras

A principal rua de comércio da cidade Sainte-Catherine tem todas as marcas que vocês certamente encontrarão em toda Europa. Estenda o passeio para as ruas paralelas e perpendiculares. Vale almoçar pelas redondezas e dar uma volta por lá para garimpar presentes interessantes.

Se vocês gostam de feiras ao ar livre, certamente adorarão a feira árabe que acontece em frente à Igreja Saint-Michel. Lá, vocês encontrarão diversos tipos de produtos, como em mercados árabes. Barracas com castanhas e frutas típicas, com itens para casa, como pratarias e porcelanas orientais, e também com roupas. Vale muito a pena a experiência do passeio.

rue-st-catherine-rua-de-comercio-bordeaux-franca

Rue Sainte-Catherine via Site Universidades Francesas

O supermercado é um passeio bastante interessante para se fazer na França. Nos mercados, vocês encontrarão muitos produtos iguais aos brasileiros e também terão a oportunidade de conhecer produtos europeus bastante diferenciados. Uma dica interessante para este passeio é comprar queijos e vinhos. Por serem produtos locais, possuem excelente qualidade. Os preços também serão mais em conta, se comparados aos produtos franceses que consumimos no Brasil. Um vinho de €4 de Bourdeaux é comparável a um vinho brasileiro de R$30, mas de qualidade extremamente superior.

Praticamente em todos os locais que vocês visitarem, acabarão bebendo vinho. Em lojas, adegas, no museu, nas vinícolas, nos restaurantes e também no quarto do hotel.

Gastronomia

A gastronomia de Bordeaux é tão deliciosa quanto a de outras cidades da França. Filet au poivre, stake tartare, crepes, confits, foie gras de Landes, ostras da Bassin d’Arcachon, entre outros, fazem parte dos cardápios mais cobiçados dos bistrôs. Um grande diferencial de Bordeaux é a inclusão do vinho local nas receitas, como carnes e frangos ao molho de vinho bordelense e saladas ao molho balsâmico com vinho.

gastronomia-francesa-tartar-restaurantes-em-bordeaux

Pixabay

Os doces mais cobiçados são, sem dúvida, os macarrons, mas que não ficam muito a frente do creme brulêe, do canelê, crepes doces e dos gateaus (bolos). Os cafés são um passeio bacana para o final da tarde. Aproveitem para beber o café ou o chocolate quente comendo um croissant, um brioche ou um pain aux chocolat.

doces-franceses-macaroons-lua-de-mel-em-bordeaux

Pixabay

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo