A história de um vestido de noiva de 120 anos que foi ao altar 11 vezes

Se escolher o vestido de casamento é um verdadeiro desafio para muitas noivas, Abby Kingston nem ao menos precisou procurar por um. Isso porque nos últimos 70 anos existe uma tradição entre as mulheres da sua família em usar o vestido da tataravó dela Mary Lowry Warren, que se casou em 1895.

poesie-anel-noivado

O vestido de Warren tem agora 120 anos e já foi usado por 10 noivas antes de Abby. “Quando eu era criança, eu tocava piano na casa de meus pais e lá tinha uma foto emoldurada com as seis primeiras noivas a usar o vestido, então eu pensava: um dia”, disse ela ao Buzzfeed.

00-abby-kingston-vestido-de-noiva-120-anos-02

Abby foi pedida em casamento por seu então namorado Jason Curtis em 2014 e logo avisou sua mãe Leslie que gostaria de achar o vestido. Como a própria Leslie usou o vestido em seu casamento, achou a ideia genial.

01-noiva-mary-lowry-warren-vestido-de-noiva-120-anos

A primeira noiva, Mary Lowey Warren

A tradição de usar o vestido começou 50 anos após a primeira noiva se casar. As filhas de Mary Lowry não demonstraram interesse em usar o vestido. A peça voltou ao altar pela segunda vez no casamento de Jane Woodruff, neta de Mary, em 1946.

Ao longo do tempo, o vestido se manteve praticamente o mesmo. Abby estimou que ele seja em média 90% original. As únicas mudanças visíveis no modelo é a cauda (que foi diminuída, em especial nos anos 80) e a medida da cintura, já que a primeira noiva era invejavelmente acinturada: ela tinha 46cm de cintura!

02-noiva-jane-woodruff-vestido-de-noiva-120-anos

Jane Woodruff em 1946

03-noiva-virginia-woodruff-vestido-de-noiva-120-anos

Virginia Woodruff em 1948

04-noiva-sara-seiler-vestido-de-noiva-120-anos

Sarah Seiler em 1960

05-noiva-laird-macconnell-vestido-de-noiva-120-anos

Laird MacConnell em 1976

06-noiva-leslie-kingston-vestido-de-noiva-120-anos

Leslie Kingston, a mãe de Abby, em 1977

07-noiva-janet-kearns-vestido-de-noiva-120-anos

Janet Kearns em 1982

08-noiva-jane-ogden-vestido-de-noiva-120-anos

Jane Ogden em 1986

Algumas noivas também optaram por acrescentar um pouco de renda para esconder as partes danificadas do vestido, ao invés de mandar reformar.

09-noiva-virginia-kearns-vestido-de-noiva-120-anos

Virginia Kearns em 1989

Abby viu o vestido pela primeira vez ao vivo em 1991, no casamento da sua tia Ann Ogden. Na ocasião ela tinha apenas 5 anos de idade e disse que aquele era o vestido de noiva mais lindo que já viu.

10-noiva-ann-ogden-vestido-de-noiva-120-anos

Ann Ogden em 1991

11-noiva-abigail-kingston-vestido-de-noiva-120-anos

E finalmente Abgail Kingston em 2015

Quando Abby e sua mãe Leslie acharam o vestido ele estava bastante danificado. A sujeira e o pó acumulado durante os 24 anos em que estava guardado transformou o tom de champagne em marrom. Outro fator que influenciou na deterioração do vestido é que ele foi lavado apenas uma vez em toda a sua existência!

11-noiva-abigail-kingston-vestido-de-noiva-120-anos-antes-da-reforma

O vestido antes da reforma

Uma amiga de Leslie recomendou Deborah LoPresti para ajudar a recuperar o vestido. Deborah é especialista em restaurar vestidos vintages, contudo ela disse que nunca havia trabalhado com um vestido de 120 anos.

13-noiva-abby-kingston-vestido-de-noiva-após a reforma

14-noiva-abby-kingston-vestido-de-noiva-leslie-mae

15-noiva-abby-kingston-vestido-de-noiva-após a reforma

16-noiva-abby-kingston-vestido-de-noiva-após a reforma

No total, foram 200 horas de trabalho para resgatar a peça. Deborah consegui clarear o vestido até chegar ao tom original, as mangas foram refeitas e a silhueta ajustada à nova noiva. Além disso, ainda foi preciso uma viagem até Nova Iorque para achar um tecido similar para a restauração.

Após cinco provas ao longo de seis meses, Abby considerou o resultado como surreal. “Me sinto uma Cinderella. As mangas estavam destruídas e minha fada madrinha fez ele voltar ao que era.”

Já pensando no futuro, Abby disse que gostaria de preservar melhor a peça, e até mesmo expô-lo em um museu. Contudo, uma prima já demonstrou interesse no vestido…

Fotos: Arquivo de Abby e Leslie Kingstons / Reprodução

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo