rendimento-da-poupança-investimento-festa-de-casamento

Como guardar dinheiro para a festa de casamento

Um planejamento de gastos organizado é fundamental para guardar dinheiro para a festa de casamento. Independente se a ideia é fazer uma festança ou celebração mais íntima, é preciso planejar e economizar.

poesie-anel-noivado

Com as dicas de planejamento de gastos a seguir, você vai ter as informações que precisa, pelo menos para um referência ou ponto de partida. O objetivo agora é guardar dinheiro para a comemoração mais importante da sua vida: seu casamento.

Planejamento de gastos

A primeira ação em conjunto do casal, após o noivado, é fazer uma planilha de planejamento de gastos. Nesta planilha, é necessário constar todos os gastos do casal, todas as contas e compromissos financeiros, além dos gastos estimados com o casamento. A partir destas informações é possível traçar um plano para guardar dinheiro.

Para quem não se familiariza com planilhas, existem diversos apps de celular para fazer este tipo de planejamento. E para quem prefere deixar a tecnologia de lado, um caderninho bem organizado pode ajudar também.

Você pode fazer um lindo casamento com mil reais ou com cem mil reais, tudo vai depender do montante de dinheiro que vocês planejam guardar e do que vocês pretendem fazer. Muitos noivos preferem fazer festas extremamente simplificadas para poder investir mesmo em uma inesquecível lua de mel. Outros preferem fazer apenas um bolo com espumante para poder guardar dinheiro para mobiliar a casa nova.

planilha-de-gastos-planejando-a-festa-de-casamento-gastos-mensais

Coin times

Usando o cartão de crédito com responsabilidade

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado para quem quer guardar dinheiro, mas também pode ser o pior inimigo. A vantagem do cartão de crédito é ganhar alguns dias para efetuar o pagamento da despesa, além de poder parcelar itens com valores mais altos. Se vocês conseguirem estabelecer metas de gasto de cartão de crédito e programarem todas as datas de pagamento, é possível poupar mesmo usando o cartão de crédito. Mas se para o casal for difícil fazer o controle, é melhor usar o cartão de crédito o mínimo possível ou nem usar.

Além disso, quando se tem um cartão de crédito com programa de pontos, é possível resgatar diversos itens para a casa nova, para a festa de casamento, ou até mesmo as passagens aéreas e hotéis da lua de mel.

gastos-com-cartao-de-credito-com-economizar-e-planejar-casamento

CNBC

Investindo no banco

Assim que a planilha estiver pronta, é possível ir até os sites dos bancos para entender qual é o melhor investimento no caso de vocês. Normalmente, o prazo em que o dinheiro será investido influencia o tipo de investimento escolhido. Sempre comece a busca online, leia blogs, assista a vídeos no youtube para se preparar antes de ir ao banco ou à corretora.

Após esta breve pesquisa, é possível ir até a agência bancária para conversar com seu gerente e entender as opções possíveis. Antes de decidir qual investimento fazer, vá até outras agências bancárias e compare a rentabilidade e as taxas cobradas, além das alíquotas de Imposto de Renda envolvidas. Você também pode procurar um agente autônomo de investimentos para te auxiliar.

Normalmente, investimentos em previdência, poupança, títulos públicos e fundo de renda fixa rendem menos e são mais estáveis, enquanto investimentos na bolsa de valores são mais arriscados, instáveis e podem render um pouco mais. Por mais que o prazo seja curto, nunca deixe o dinheiro parado na conta bancária, já que existem aplicações vinculadas à conta bancária que corrigem diariamente o saldo de forma automática.

rendimento-da-poupança-fundo-de-investimento-para-guardar-dinheiro-pra-festa-de-casamento

HL Investimento

Guardando dinheiro no cofrinho

Se o casal chegou à conclusão que será muito difícil de guardar dinheiro para o casamento em um banco ou instituição financeira, o plano é comprar um cofrinho e colocar todos os troquinhos que estiverem sobrando na carteira. É uma forma singela de guardar dinheiro sem comprometer a renda atual e ter que fazer grandes planejamentos. Este tipo de cofrinho é o passo inicial da vida a dois. Ele pode começar como uma brincadeira e render muitos frutos no final das contas. Existem cofrinhos temáticos de lua de mel também.

O ideal seria guardar dinheiro em uma conta poupança para que o dinheiro renda ao menos um pouco, mas vocês podem começar a guardar no cofrinho e, aos poucos, depositar na poupança ou fazer algum tipo de investimento.

quadro-cofre-para-nosso-casamento-como-guardar-dinheiro-para-o-casamento

Arte a mão

Lista de presentes

Para complementar o planejamento do casal, é possível utilizar parte do dinheiro arrecadado nos presentes de casamento para pagar as despesas da festa de casamento.

Geralmente, os contratos com os prestadores de serviço podem ser parcelados e devem ser quitados em até um mês antes da festa. Portanto, se vocês planejarem a festa e enviarem os convites com antecedência, isso é possível. Um cronograma de casamento é imprescindível para este momento.

Normalmente, os sites de casamento tem uma lista de produtos fictícios e você também pode personalizar. O objetivo do site de casamento é basicamente receber dinheiro de uma forma menos direta do que pedir para as pessoas depositarem na conta bancária. Os convidados ficam felizes em dar um presente virtual, pois é mais prático para eles. Vocês recebem e dinheiro e podem fazer o que quiser com ele.

Presentes de casamento reais são a melhor escolha. Fica muito chato a pessoa te dar um presente que é um jogo de panelas, por exemplo, sendo que você nunca vai comprar o tal jogo de panelas. Então é válido colocar presentes como cotas para ajudar na festa de casamento ou sapato do noivo, coroa da noiva, vestido da noiva, champagne para o brinde dos convidados, etc. Inclusive, presentes relacionados à lua de mel e também a casa nova.

Pessoas mais próximas podem optar por darem valores em dinheiro para ajudar na festa também. Pais, avós, irmãos e padrinhos têm mais intimidade para oferecer um presente que ajude diretamente na festa, mas isto tem que partir deles. Para os demais convidados, o site é a melhor forma.

como-guardar-dinheiro-casamento-usando-presentes-de-casamentoIcasei

Com um cronograma de casamento e um planejamento de gastos é possível guardar dinheiro para a festa de casamento sem problemas. Siga nossas dicas e planeje seu futuro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo