O desejo de se casar pode estar presente em muitas mulheres, mas será que só o desejo basta? A resposta é não! É preciso mais que vontade, é necessário estar pronta para casar em todos os aspectos e não só no sentimento.
A vida a dois exige muito mais que vontade de estar junto, é preciso ter maturidade para enfrentar problemas e situações delicadas. Mais que isso, é preciso estar preparada para coordenar um novo lar, uma nova família. O relacionamento precisa ter atingido um patamar próprio de quem já está preparado para se casar.
Para ajudar, pense em algumas questões que vão fazer parte da sua vida do casamento em diante, como:
Quais são os verdadeiros motivos pelos quais quero me casar?
Seja muito sincera ao responder essa pergunta, pois ela poderá mudar seu futuro. Pense nas verdadeiras razões pelas quais deseja o casamento e verifique se são razões dignas de tal decisão.
Como você vê o casamento?
Se tivesse que descrever o casamento, como faria? Você o vê como uma relação duradoura ou uma relação, que se não der certo, é só separar? Esse tipo de visão vai determinar muito das suas ações pós casamento, mostra a forma como vai encarar os problemas e as situações mais delicadas que irão encontrar.
Quais as coisas boas e ruins que o casamento vai te trazer?
Sabe aquela velha listinha de prós e contras? Então, faça uma delas e coloque tudo o que você acha que o casamento vai te trazer d bom e de ruim. Depois leia quantas vezes forem necessárias até tirar todas as suas dúvidas.
Quais suas prioridades?
Junto com o casamento vem responsabilidades e novas prioridades. Se antes você trabalhava para viajar, por exemplo, agora terá que arcar com despesas de casa e assim por diante. Faça uma lista do que realmente é prioridade pra você agora e verifique se o casamento se encontra na lista.
Está disposta a ser “nós”?
Depois do casamento, as decisões serão tomadas como “nós” e não mais como “eu”. Você está disposta a isso? Se seu marido precisar mudar de cidade, por exemplo, você consegue ver a situação como um casal e não como uma pessoa? Este é um dos fortes indicativos que está pronta para se casar.
Apesar de todos esses questionamentos, que ajudam nossa razão a trabalhar melhor, não esqueça de escutar sua intuição e seu coração. Eles serão te indicarão o caminho e conseguirão mostrar o quão verdadeiros são seus sentimentos.