Qual o melhor dia do ano para casar?

Pensar a data do casamento, é uma tarefa um pouco mais complicada do que se pensa. Claro que, na maioria das vezes, buscamos e queremos aquela data especial, que tenha um significado, como a data do noivado, ou do início do namoro. Mas a verdade é que existem algumas outras coisas a serem levadas em conta, principalmente, se houver familiares em outra cidade, ou circunstâncias especiais, como um casamento ao ar livre, por exemplo. Há ainda que se verificar a disponibilidade de vagas em igrejas, buffets, os feriados e até mesmo a melhor data para viajar em Lua de Mel, se esta for acontecer logo após o casamento.

poesie-anel-noivado

Data do casamento

Qual o melhor mês do ano para casar?

Já que são tantas coisas a serem levadas em consideração, você pode começar a pensar pelo mês. Leve em conta as características de cada um e o tipo de festa e cerimônia que deseja.

Janeiro e fevereiro são meses quentes, com dias bonitos mais longos que as noites. Entretanto, nessa época, também ocorrem mudanças bruscas no clima, como a ocorrência de chuvas fortes e passageiras, principalmente no fim da tarde. Então, cuidado com cerimônias ao ar livre ou marcadas para o início da noite.

Casamento na chuva

Por outro lado, são meses de férias e tem também o feriado mais longo, do Carnaval, o que pode facilitar a presença de parente que morem em outro estado.

Os meses de março, abril e maio são os preferidos para se casar. É nessa época que as pessoas voltam das férias e das viagens de Carnaval e já levam uma rotina normal. Além disso, maio é considerado o mês das noivas e aumenta muito a procura por datas nesse período. Mas lembre-se, quando se aumenta a procura, os preços também aumentam, por isso, essa não é uma boa data para se casar, para quem deseja economia.

Apesar de em alguns estados ter quedas bruscas de temperatura, as chuvas costumam diminuir consideravelmente. Mesmo assim, se optar por um casamento ao ar livre, o ideal é ter uma cobertura de reserva.

Já nos meses de junho, julho e agosto, as chuvas costumam não aparecer, mas por outro lado, em muitos estados essa é a época mais fria do ano. Se o casamento for ao ar livre, prefira o mês de agosto, o mais seco do ano.

Essa época também costuma ser bem concorrida por estar próxima a maio. Pense que julho também é mês de férias escolares, caso tiver convidados em outros lugares, o que facilita a presença deles.

A primavera chega com os meses de setembro, outubro e novembro, trazendo um clima todo especial, ainda mais para um casamento. Mas cuidado, pois as chuvas costumam voltar nessa época do ano. Nesse período temos uma ocorrência maior de feriados.

Casamento ao ar livre

Novembro é sua última chance de casar antes de toda aquela correria com a chegada das festividades do fim do ano.

Dezembro, um mês que tem ganhado espaço no mundo dos casamentos. Isso porque, todo mundo já está em clima de festa, muitos entram de férias e ainda tem o 13° salário para ajudar nos custos e viagens. Mas, caso decida por esse mês, prefira realizar o casamento ainda na primeira quinzena.

Como escolher o melhor dia da semana para casar

O dia da semana também deve ser considerado na hora da escolha. Tem gente que prefere o sábado, por ser o dia com maior probabilidade dos convidados comparecerem. Mas quem quer economizar, é melhor escolher a sexta ou o domingo.

Há ainda aqueles casais que escolhem os outros dias da semana por se tratarem de datas muito especiais. Mas lembre-se que as festas que acontecem no meio da semana, precisam ser mais curtas, já que no dia seguinte, a maioria dos convidados seguem com sua rotina normal.

Melhor dia para se casar em 2014

Em 2014 existe ainda mais uma peculiaridade: a Copa do Mundo. Nos dias em que houver jogos do Brasil, pode ser decretado feriado nacional, por isso, preste bem atenção do calendário de jogos, já levando em consideração a possibilidade do Brasil chegar à final.

A melhor forma de escolher a data é seguindo seu coração. Claro que todas essas características de clima, disponibilidade de espaço, entre outro, devem ser considerados, mas o mais importante de tudo, é estar em paz, feliz e satisfeitos com o dia escolhido para celebrar esse momento tão importante e único na vida de vocês.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo