Maio: mês das noivas

Casamento conserva ainda muitas tradições, até mesmo os noivos mais moderninhos preservam alguns costumes que envolvem a cerimônia. Assim é com o famoso “Mês das noivas”. Maio é considerado o melhor mês para se casar de acordo com crenças antigas.

poesie-anel-noivado

mes das noivas

Existem várias hipóteses para justificar essa data, mas não se sabe ao certo o real motivo. Alguns acreditam que o mês das noivas seja em maio pois é também o mês de Maria, que representa as mulheres e assim, nasceu a associação.

Mas também, maio é muito significativo para os países europeus, devido à primavera. Antigamente, era um costume popular celebrar o começo do mês com muitas flores para homenagear a estação. Com o passar dos tempos, as flores começaram a ser utilizadas como buquê, para simbolizar vida no casamento. E então uniram esses dois fatos históricos, transformando maio, mês repleto de flores, no mês das noivas.

mes das noivas2

Para o casal, a escolha a melhor data para a união é uma tarefa um tanto quanto difícil. Mas, seguindo essa crença, os mais tradicionais já sabem em qual mês vão se casar.

Mesmo com todo esse preceito que rege os casamentos, nem todos seguem o costume. A maioria das pessoas deixam de lado o tão popular “mês das noivas” em maio, e pensam nas facilidades e praticidades que podem agregar a data do grande dia. Optando então por se casar em dezembro, o campeão de preferência dos noivos.

Este é o mês em que acontecem mais cerimônias. Isso porque, é mais fácil reunir família e amigos, devido à proximidade com festas de final de ano, férias e também, um pequeno detalhe pode ajudar, e muito, no orçamento dos pombinhos: o décimo terceiro. Com um dinheiro a mais no bolso, fica mais fácil planejar o casamento dos sonhos. Por esses motivos, dezembro vem se tornando, cada vez mais, o mês preferido pelas noivas.

Para os noivos que vão se casar em maio

Maio ainda é uma meia estação no Brasil, o outono deixa de lado aquele calorão, e começa a dar brecha para novos ares mais frescos. Portanto, na hora de escolher o traje do grande dia, se atente para a previsão do tempo.

Cuidado com as costas de fora, para não passar frio. Caso a cerimônia seja em algum local aberto, lembre-se de apostar em uma roupa mais quentinha. Noivas podem optar por vestidos de manga longa com tecidos levinhos, ou então manga ¾.

noiva meia estação6

noiva meia estação4

noiva meia estação3

noiva meia estação2

noiva meia estação

noiva meia estação5

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo