enoivado-veu-mantilha-grinalda-e-voilette

Qual a diferença entre véu, mantilha, voilette e grinalda?

Apesar de não ser item obrigatório no traje de casamento, muitas noivas não abrem mão de finalizar o look com um lindo adereço na cabeça como, por exemplo, um véu, uma mantilha, um voilette ou uma grinalda. As opções são muitas e costumam causar confusão na hora da escolha. Por isso, convidamos você para conhecer um pouco mais sobre cada um.

poesie-banner

1. Véu

Antigamente, utilizava-se um tecido para cobrir a cabeça e os ombros da noiva com o objetivo de afastar energias negativas e dispensar novos pretendentes. Este véu era visto como símbolo de pureza e de fidelidade da mulher. Atualmente, esse clássico acessório é facilmente encontrado em diversas versões.

Confira algumas opções de véu de noiva:

Véu ombro

Esse é um modelo de véu curto, indo somente até os ombros da noiva. O comprimento proporciona um visual charmoso e sem exageros.

01-veu-de-noiva-curto

Instant Précieux | Pinterest | Style Me Pretty

Véu cotovelo

O comprimento deste véu é um intermediário entre médio e longo. A altura do cotovelo da noiva é a referência para a medição e a confecção deste modelo.

01-veu-da-noiva-curto-na-altura-do-cotovelo

San Gabriel | Oscar de la Renta via The Cinderella Projet | Marisol Aparicio via Wedding Inspirasi

Véu ponta de dedo

O nome deste modelo também se deve ao seu comprimento, que deverá se aproximar até a ponta dos dedos da noiva que o usará.

03-veu-ponta-de-dedo-para-casamento

Marisol Aparicio | San Gabriel | Nordstrom

Véu longo

O sonho de muitas noivas é um véu que se arraste ao longo do caminho do altar. O tamanho varia, em média, de 4 a 6 metros. O véu longo proporciona um visual mais elegante, por isso, é o favorito para cerimônias mais requintadas.

01-veu-de-noiva-longo

Center Noivas

Véu sobre o rosto

Para as noivas mais tradicionais, cobrir o rosto é um ato que remete a sua pureza e solidifica o seu respeito à tradição. Já para as noivas mais fashionistas, o véu sobre o rosto é o acessório perfeito para dar um toque misterioso no visual, além de render fotos encantadoras.

02-veu-cobrindo-o-rosto-da-noiva

Tania Maras | Tania Maras | Tania Maras

01-veu-estilo-blusher

Bryce Covey Photography via Style Me Pretty

2. Mantilha

A mantilha é uma peça de origem espanhola que faz parte da cultura e do vestuário feminino daquele país. Tradicionalmente, essa peça é utilizada em eventos religiosos e touradas, mas fora da cultura espanhola, a mantilha é peça de desejo para noivas do mundo inteiro.

Sua aparência é similar ao véu e possui a mesma finalidade, contudo, sua principal diferença é a utilização de tecidos mais pesados com bordados feitos à mão. Como seu peso costuma ser superior ao véu de tule, a mantilha deve ser utilizada sob a cabeça e presa rente ao rosto.

01-mantilhas-para-noivas

Veiled Beauty | Marisol Aparicio | Marisol Aparicio

02-veu-de-noiva-bordado

Noon On The Moon

3. Voilette

O voilette não costuma agradar a todas, mas é o acessório perfeito para as noivas que amam o estilo vintage. Presilhas prendem uma pequena tela projetada em direção ao rosto, cobrindo-o parcialmente ou por completo. O resultado final é um visual sofisticado e cheio de personalidade.

01-noivas-de-voilette

Graciella Starling | Ateliê de Noivas | Lost in Love Photography via Modern Wedding

4. Grinalda

A grinalda nada mais é do que um nome tradicional para denominar o enfeite de cabelo da noiva. O acessório pode ter o objetivo de prender o véu ou apenas de complementar o penteado.

01-inspiracoes-de-grinalda

Graciella Starling | What Katy Did Next via Whant that Wedding | Allure Bridals via Belle The Magazine

02-grinalda-da-noiva

What Katy Did Next via Whant that Wedding

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo