casamento-no-cartorio-capa

Dicas para seu casamento civil no cartório

Casamento no cartório é um item fundamental do cronograma de casamento, por isso, selecionamos algumas dicas sobre local, dia, horário e traje para ajudar você a planejar direitinho este dia tão especial.

poesie-anel-noivado

Dia e horário do casamento civil

Normalmente, a maioria dos casamentos civis em cartório são realizados aos sábados de manhã. Os agendamentos devem ser feitos com antecedência e muitos noivos optam por realizar aos finais de semana para facilitar para todos. Caso vocês queiram realizar o casamento em uma data específica, comecem o processo de documentação com 3 meses de antecedência para não correr risco de ficar sem a data que vocês desejam.

As documentações necessárias são simples e as informações sobre elas geralmente estão disponíveis nos sites dos cartórios. No dia em que forem entregar a documentação, lembrem-se que deverão comparecer juntamente com duas testemunhas (seus padrinhos) para assinar no início do processo. Para o dia, poderão assinar até 8 pessoas, mas para abrir o procedimento apenas duas são necessárias.

Os melhores horários para se escolher são os disponíveis no final da manhã, pois é possível ter tempo hábil para ir ao salão de beleza. A ideia é fazer uma maquiagem e um penteado simples para o dia, pois, afinal, é seu casamento e não é um dia rotineiro: é especial. O lado bom de deixar para o final da manhã é deixar os pais e padrinhos descansarem um pouco pela manhã antes da cerimônia, ainda mais se a programação para o dia for agitada.

casamento-no-cartorio-assinatura-de-papeis

You and your wedding

Uma outra dica é pensar no que será feito no dia do casamento civil, já que muitos casais pretendem comemorar após a cerimônia. Se o casamento for cedo, um café da manhã ou um brunch podem ser ótimas ideias. Para os casamentos realizados no final da manhã, oferecer um almoço pode ser a solução. Para casais que estão economizando e não querem ter muitos gastos nesse dia, o ideal é levar um espumante e comemorar no próprio cartório, ou marcar em algum lugar próximo para cortar um bolo e beber um espumante.

Uma ideia interessante é realizar o casamento civil no final de semana antes do casamento religioso. Assim, todos têm tempo de sobra para comemorar e não afeta a programação do dia da noiva e do casamento. Além de manter a superstição de que os noivos não podem se ver no dia do casamento.

Local

Grande parte dos casamentos civis são realizados no cartório mais próximo dos noivos. Mas caso você queira que o casamento civil seja um evento, entre em contato com o cartório e solicite um orçamento para o juiz de paz realizar a cerimônia dentro da sua festa de casamento.

casamento-civil-no-cartorio

Jovanni Photography

Uma observação muito importante é que normalmente as salas onde ocorrem os casamentos civis dentro dos cartórios são muito pequenas, portanto, neste dia, foque em uma lista de convidados restrita a padrinhos, pais, irmãos e avós. Vejam previamente a sala antes de elaborarem a lista e expliquem para todos estes detalhes.

Muitos casais optam por realizar o casamento civil dentro da festa, mas isto incorre em custos. Vale pesquisar e ver se vale a pena para vocês. Tudo depende do orçamento de vocês e do que vocês estão pretendo fazer.

Geralmente, casais não religiosos contratam um celebrante para falar algumas palavras na festa de casamento apenas para não passar em branco e ter uma cerimônia. Neste caso, o juiz de paz pode ser o próprio celebrante ou realizar a cerimônia juntamente com ele.

Traje

Lembre-se que, apesar de você ser a noiva, o traje no cartório necessita ser mais discreto. Se ele for realizado em conjunto com o casamento religioso, não tem nenhuma contraindicação, pois o ambiente será propício para o traje previamente escolhido.

vestido-de-noiva-simples-para-casamento-civil

DH Gate

Nossa observação com relação ao traje é porque muitas noivas são extremamente exageradas e vão para o cartório com vestidos enormes, volumosos e brilhantes. Este realmente não é o caso. Em casamentos de dia, cabe perfeitamente um vestido curto e discreto. Não precisa ser branco e não precisa ser simples, pode ter algum detalhamento, afinal, você é a noiva.

Quanto ao noivo, não é oito nem oitenta, ele não precisa ir de bermuda e camiseta, mas também não precisa ir de smoking ou fraque. A ideia é utilizar uma calça com uma camisa social e um blazer caso necessário. Ternos também são opções válidas.

Seus padrinhos também podem ter dúvidas com relação ao traje. Desta forma, mantenha a orientação escolhida para o traje de vocês e no caso das madrinhas, vale perguntar para elas a cor do vestido que elas pretendem vestir para vocês não ficarem iguais.

casamento-no-cartorio-capa

Jovanni Photography

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo