capa-avós-damas-de-honra

Dama de honra avó: cuidados que você precisa ter neste momento especial

Em casamentos cristãos, os avós entram juntamente com os padrinhos e fazem parte da celebração ao lado dos pais dos noivos. No caso de uma avó ou um avô viúvo, existe a possibilidade de colocá-los neste momento ao lado de seus primos, irmãos ou tios. Mas, se a ideia é tornar o momento do casamento mais emocionante ainda, escolher a sua avó para trazer as alianças trará uma função muito especial para ela exercer durante a cerimônia.

poesie-anel-noivado

O conceito de dama de honra pode variar de acordo com o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, as damas de honra são normalmente pessoas adultas, muitas vezes as melhores amigas da noiva. Aqui no Brasil, elas são consideradas madrinhas. As criança geralmente são chamadas de floristas e de ring bearers (portadores de anel). As floristas carregam flores e os ring berarers são normalmente meninos e carregam as alianças.

No Brasil, muitos noivos optam por várias damas de honra, dando a função de levar as alianças a apenas uma delas e deixando as outras para simplesmente entrarem de mãos dadas com o pajém ou jogarem pétalas no caminho como a florista americana. Muitos casais também optam apenas por um pajém que carrega as alianças. E há quem coloque os filhos de pelos, os cães, para carregar as alianças também.

3-noiva-e-dama-de-honra-terceira-idade-casamento

Sweerwater Portraits

Momento de convidar

Convidar a sua avó para ser sua dama de honra será um momento emocionante e único. Muitas avós nem sabem que isto pode ser possível, portanto, vá com calma na hora do convite e explique direitinho para ela para que não haja dúvidas. Prepare uma água com açúcar, caso seja necessário, porque o momento será de fortes emoções.

Se a sua avó tiver dificuldades em entender, mostre fotos da internet e explique para ela o quanto você quer que ela faça parte deste momento: ela com certeza se sentirá honrada.

Prepare uma surpresa como uma caixa de recordações, se você tiver acesso às fotos do casamento dela também será emocionante. Normalmente, as caixas utilizadas para convidar padrinhos e madrinhas de casamento pode ser um ponto inicial para sua inspiração.

 4-dama-de-honra-terceira-idade-avos.

Today

Escolha do traje, acessórios e sapato

Normalmente, a roupa da dama de honra é escolhida pela noiva. Nesse caso, você irá ajudar a sua avó ou a avó do seu noivo a escolher o traje mais adequado de acordo com as necessidades dela. Muitas idosas preferem vestidos longos, mais soltos e com mangas por uma questão de conforto. Evite vestidos com pedrarias muito exageradas porque eles são pesados e não há necessidade de fazer o vestido chamar mais atenção do que a sua avó e as alianças que ela está carregando.

O traje deve ser adequado de acordo com o ambiente e com as condições climáticas. Normalmente, idosas mais novas sentem muito calor devido a menopausa e idosas mais velhas sentem muito frio. Converse direitinho com a sua avó para decidir o que é mais confortável para ela. Um xale pode ser a solução para dias frios e tecidos mais frescos podem ser a solução para dias mais quentes.

O sapato deve ser confortável, podendo ter um salto mais baixo ou ser uma sapatilha ou sandália baixa. Se ela for cadeirante, você pode escolher um parente querido para empurrar a cadeira. Esta pessoa pode acompanhar toda a cerimônia e não necessariamente ser uma segunda dama, um pajem ou um padrinho, a não ser que você queira.

2-casamento-dos-netos-avos-damas-de-honra

Natali Caho Photo

Durante a celebração

Durante a celebração, a assistência da assessoria de casamento é fundamental, desde a orientação sobre todos os protocolos até a acomodação correta de todos os envolvidos.

Caso seu evento seja pequeno e você não julgue necessário contratar uma assessoria, eleja um parente para auxiliar você nas etapas envolvendo sua avó. Certamente trará mais confiança e tranquilidade, tanto para você como para ela.

Peça para o local do evento disponibilizar cadeiras para suas avós sentarem, disponibilize lenços de papel para enchugar as lágrimas e água para matar a sede.

1-avos-damas-de-honra-casamento-dos-netos

Megan Kennedy’s e suas avós por Kristian Leven Photography

Com certeza você emocionará a todos escolhendo sua avó para ser dama de honra. O casamento é um momento marcante e escolher sua avó para levar as alianças deixará todos seus convidados com os olhos cheios de lágrimas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo