Skip to main content
AliançasAnéis de NoivadoJoias

Quilate ou Kilate? Você sabe a diferença na hora de comprar seu anel de noivado?

Por 5 de outubro de 2023Não há comentários

Começou a busca pelo anel de noivado ideal, mas junto com ela começaram a surgir muitas dúvidas? É quilate ou kilate? Essa é uma dúvida muito comum. Vem pra cá que a gente descomplica para você.

Tanto quilate (carat) como kilate (karat) são unidades de medida utilizadas na joalheria. Sim, parece uma pegadinha de mau gosto, mas resolveram utilizar duas unidades de medida com praticamente o mesmo nome para designar coisas diferentes. Então, entender onde e como são utilizadas cada uma delas será fundamental na hora de escolher o seu anel de noivado, ou até mesmo sua aliança de casamento. O som é o mesmo, mas a forma de escrever é que define o significado de cada termo.

poesie-anel-noivado

Kilate

O termo kilate é aplicado para designar a quantidade de ouro presente em uma liga. Por exemplo, Ouro 18k, Ouro 14k, Ouro 22k e Ouro 24k.

Para calcular o percentual de ouro em cada liga, parte-se da definição que o ouro 24k contém 100% de ouro puro. Logo, para descobrir os demais teores é só fazer uma regra de 3 simples.

A tabela a seguir auxilia nesse esclarecimento:

Nome dado Liga Também chamado Utilização
14k 58,5% Ouro puro e 41,5% de outros metais Ouro 585 Comum nos EUA
18k 75% Ouro puro e 25% de outros metais Ouro 750 Comum no Brasil
24k 100% Ouro puro Ouro 1000 Ouro fino ou ouro mil

O brasileiro está acostumado a encontrar joias produzidas no teor 18k. Esta é uma questão cultural que associa uma joia de qualidade com 18k. Já nos Estados Unidos, por exemplo, embora o ouro 18k seja comum, o ouro 14k também marca presença. Este é um costume local, sendo que as joias com esse teor de ouro, embora um pouco menos valiosas, não são consideradas menos atrativas por este motivo.

O ouro puro (24k) é utilizado para realizar trabalhos de restauração com folha de ouro. Muito comum para artes aplicadas, por sua maleabilidade e fácil aplicação em quadros, esculturas, etc. Algumas técnicas de joalheria como a filigrana e o crochê em metal também podem utilizar ouro 24k por sua maleabilidade, mas isto depende da preferência pessoal de cada joalheiro na hora de produzir sua joia. Não é indicado construir joias como alianças e anéis com ouro 24k, pois este tipo de joia necessita de uma dureza maior e firmeza para sobreviver ao uso no dia a dia.

Lembre-se, ainda, que esta nomenclatura define apenas os percentuais de ouro e de outros metais presentes na joia de ouro, independentemente de ser ouro amarelo, ouro rosê ou ouro branco. O que irá definir a coloração é a escolha dos outros metais presentes na liga, e não a quantidade de ouro puro presente na peça.

alianca-de-diamantes-elegante-quilate-kilate-blog-casamento

Poésie

Quilate

O quilate, por sua vez, é uma unidade de medida utilizada para avaliar o peso das pedras preciosas. Muito utilizada para vender anéis solitários de diamantes, a medida de 1 quilate (1ct) corresponde a 200mg ou 0,20g. Assim, trata-se de uma medida de peso para avaliar coisas muito leves. Portanto, para pesar uma pedra preciosa é necessário utilizar uma balança de alta precisão fechada para que nem o ar interfira na pesagem.

O termo quilate na língua inglesa é chamado de carat. E ele faz parte dos 4 Cs utilizados na classificação de diamantes.

Na hora da produção da joia, todas as pedras utilizadas devem ser pesadas antes de cravar, para que esta informação conste para o consumidor final através de certificado de autenticidade, também conhecido como certificado de garantia. Joias que já possuem as pedras cravejadas podem ter seus quilates estimados através de medidas aproximadas, realizadas, na grande maioria das vezes, por gemólogos experientes. No entanto, para saber a quilatagem total certinha seria necessário tirar todas as pedras da joia para pesar.

Aqui, vale mencionar outro termo também muito utilizado na joalheria que são os pontos: 1 quilate (1ct) = 100 pontos. Ou seja, uma joia de 50 pontos tem 0,50ct de gemas; uma joia de 20 pontos tem 0,20ct e assim por diante.

As joalherias normalmente passam o peso médio das pedras centrais, ou maiores pedras de forma individual, enquanto as pedras adjacentes e miúdas são pesadas em conjunto como quilatagem total. Para evitar eventuais diferenças de peso, é passada para o consumidor a quilatagem total mínima levando em consideração eventuais variações que são comuns em joias com muitas pedras cravejadas. Outra forma de expor é dizer que a aliança possui 43 diamantes de aproximadamente 1 ponto cada. O fato de usar esta palavra “aproximadamente” deixa o consumidor ciente que é apenas uma média.

quilate-kilate-ficha-tecnica-poesie-enoivado-blog

Normalmente, para se ter uma ideia do tamanho da pedra preciosa, especialmente os diamantes redondos, muitas joalherias trabalham com uma tabela estimada de conversão. Assim, é possível saber quanto mede em milímetros uma pedra preciosa com um peso específico em quilates.

Para pedras com certificação do GIA, é possível ter acesso a todas estas métricas, tanto de tamanho da pedra em milímetros como de peso em quilates. Estes dois fatores são imprescindíveis para uma boa avaliação da pedra preciosa e ser possível comparar pedras de formatos e lapidações diferentes. O GIA não certifica pedras preciosas montadas em joias. Por isso, para realizar a certificação, é necessário enviar primeiro a pedra preciosa e depois construir a joia.

anel-de-noivado-solitario-delicado-destiny-poesie-kilate-quilate

Poésie

Em suma, podemos concluir que quilate é utilizado para pesagem de pedras preciosas, enquanto kilate é utilizado para definir a quantide de ouro puro em uma liga metálica. Portanto, se você pretende comprar um anel que contenha pedras preciosas, você precisa compreender os termos quilate e o kilate para entender melhor o que está comprando.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo