Leap Year: A tradição irlandesa em que a mulher faz o pedido de casamento

Será que a mulher pode fazer o pedido de casamento? Segundo uma tradição irlandesa, as mulheres podem inverter o jogo e pedir o homem em casamento no dia 29 de fevereiro, ou seja, em um dia que só existe em ano bissexto.

poesie-anel-noivado

Segundo a crença, o pedido só pode ser recusado se o pretendente realizar algo em troca, seja dar um beijo na pessoa que o escolheu, um presente para ela, ou qualquer outra coisa que agrade àquela que propôs a união.

mulher-pedido-de-casamento-ano-bissexto

De acordo com a tradição, isso tudo começou com uma conversa entre os santos padroeiros da Irlanda, Santa Brígida e o também bispo São Patrício, sobre o dilema das mulheres que passavam a vida a espera de um pedido de casamento. No começo do século XIII este padroeiro decidiu solucionar o problema, e desde então a brincadeira se tornou famosa e com data marcada para 29 de fevereiro.

leap-year-pedido-de-casamento-ano-bissexto

Antigamente, dizia-se que o homem que recusasse o pedido deveria comprar para a mulher 12 pares de luvas, para que ela escondesse a vergonha de não usar um anel de noivado. Felizmente, nos dias atuais, essa tradição carrega um ar mais divertido e menos trágico. Inclusive ela foi o tema da comédia romântica “Casa Comigo?” ou em inglês “Leap Year” em que personagem feminina, seguindo a tradição, viaja para Dublin enfrentando diversos obstáculos com a difícil missão de chegar exatamente no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto para pedir seu namorado em casamento, já que o mesmo não poderia se recusar.

Lembrando que 2016 é um ano bissexto! Você aproveitaria a chance para fazer o pedido de casamento? No último ano bissexto, em 2012, a Genevieve fez a grande pergunta para o namorado Rachad, no The Royal Mile em Edimburgo na Escócia, após viajarem por todos os Emirados Árabes. A reação dele é super bacana:

E você? Pediria o namorado em casamento? Conte-nos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo