Dicas para escolher o local da sua festa de casamento

Um dos estágios mais importantes da organização da festa de casamento é a escolha do local. Este fator determina o tom da festa, afeta na logística do evento, além de interferir no conforto e comodidade dos convidados. Portanto, de nada adianta uma celebração cuidadosamente planejada, com um buffet perfeito e um DJ incrível se o local não favorecer a execução do evento.

poesie-anel-noivado

Para escolher o espaço ideal, considere alguns fatores como, por exemplo, infraestrutura (acomodação, banheiros, capacidade), acessibilidade e segurança. Selecionamos algumas dicas para ajudá-la na escolha do salão ou espaço de festas com alguns pontos importantes a serem ponderados nesta fase.

Capacidade

Será que o lugar escolhido comporta com conforto o número de convidados?
Imagine um salão lotado, intransitável e o pior: quente. O conforto térmico fica comprometido quando o espaço tem uma menor que o número de pessoas presentes.

Além de acomodar a todos em mesas, é importante pensar em espaços com áreas livres para circulação e descanso, com pufes e cadeiras disponíveis.

salao-festa-casamento-louge-decoracao

Via: Pinterest

Acessibilidade

A locomoção da Igreja até o salão é de fácil acesso para todos? O local possui acesso para deficientes físicos e elevador para os idosos? Pense na logística do evento.

É importante considerar também o acesso de seus fornecedores. Que horas eles poderão começar a montagem da festa? E até que horas poderá ser feita a desmontagem? Decorações são trabalhosas e demoram para serem finalizadas. Desmontar e limpar tudo também demanda um tempo considerável. Converse com os responsáveis do salão e com seus fornecedores para evitar imprevistos.

avó-noiva-casamento-acessibilidade-idosos

Via: Snippet and Ink

Infraestrutura

Vai casar no verão ou no inverno? Se a opção escolhida é verão, verifique se o ar condicionado da casa dá conta do recado. Já no inverno, reconsidere o local se ele for ao ar livre ou tiver muitas áreas abertas.

O local é bonito? De nada adianta uma bela decoração se o espaço está desgastado, com pisos quebrados, paredes mal cuidadas e iluminação ruim. Peça ajuda do seu decorador para avaliar esses pontos. Eles vão influenciar também a beleza das fotografias.

Confira os banheiros. Está tudo funcionando? O tamanho do toalete é condizente com a quantidade de pessoas na festa?

Outro ponto importante é conferir se existem restrições relacionadas aos fornecedores: tipos de decorações permitidas, infraestrutura para o som e espaço para acomodar o DJ e seus equipamentos, espaço para acomodar o buffet e os alimentos com segurança.

Segurança

Além de belo, a segurança do local é um fator pra lá de importante. Verifique se o ambiente escolhido possui saída de emergência, brigada de incêndio, gerador incluso e se o alvará de funcionamento está em dia.

mesa-decoracao-casamento-festa-salao

Via: Ruffled Blog

Busque o melhor custo-benefício

Após avaliar todos esses pontos, reúna na ponta do lápis todos prós e contras do local. Não foque somente no preço do aluguel do espaço, pois existem salões de festas “baratos” mas que não oferecem nenhum custo-benefício. Considere o que está incluso no pacote como, por exemplo, mobiliário, toalhas, estacionamento, segurança, gerador, climatização etc. Se você não tiver que providenciar esses itens à parte, além de cômodo é possível que orçamento seja menor.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo