Para os noivos: Alianças de noivado são as mesmas do casamento?

Anel de noivado e aliança são a mesma coisa? Preciso dos dois ou um exclui o uso do outro? Essas dúvidas são comuns entre os homens que estão pensando na possibilidade de dar um passo adiante na vida a dois. Principalmente aqui no Brasil, onde a cultura do anel de noivado ainda é algo relativamente novo.

poesie-anel-noivado

Apesar de ambas as argolinhas serem símbolos de amor entre um casal, elas possuem significados distintos e são usadas em momentos diferentes do relacionamento. E as dúvidas não acabam aí! Anel de noivado ou aliança de noivado? Qual é a diferença entre o pedido de casamento e o noivado?

Fique tranquilo, vamos esclarecer todas essas questões para que você possa decidir o que é mais adequado para você.

Afinal, o que é um anel de noivado?

Como comentamos acima, a grande diferença entre o anel de noivado e a aliança é que elas são utilizadas em momentos distintos do relacionamento.

anel-solitario-anel-de-noivado-pedido-de-casamento

Via: Bridal Buzz / Poésie

O anel de noivado simboliza a passagem do namoro para o noivado, a fase de preparação para o casamento. Este é o momento em que o homem decide dar um passo adiante e fazer o pedido de casamento. Portanto, durante este período ele é quem possui o controle da situação, planejando um momento romântico para convidá-la para fazer parte de sua vida. Esta é a hora de ajoelhar e dizer “quer se casar comigo?”. Geralmente, o anel de noivado é a surpresa especial e o simbolo máximo desta grandiosa promessa.

Em resumo: O anel de noivado é a joia que representa o pedido de casamento. Já o noivado é o período de tempo entre o pedido de casamento e o dia do casamento.

Quais as características de um anel de noivado?

anel-solitario-de-noivado-tifanny-poesie-pedido

Via: William Warby / Poésie

Embora exista uma infinidade de modelos de anéis de noivado, a grande maioria segue uma estrutura básica. Geralmente são confeccionados em metais preciosos como o ouro branco 18k. A marca registrada do anel de noivado tradicional é que ele dá destaque a uma pedra central. Os diamante é a pedra preciosa mais apreciada para este tipo de peça, contudo, safiras, rubis, esmeraldas e pérolas também são utilizadas.

rubi-safira-anel-de-noivado-kate-middleton

Anel de Rubi – Via: Eragem / Anel de Noivado de Safira da Duquesa Kate Middleton – Via: Spin 1038

Apesar no anel solitário ser a escolha mais comum para os pedidos de casamento, é possível também que o anel não tenha nenhuma pedra central em destaque, como as meia-alianças ou anéis que contam com pequenas pedras na coroa. Vejam alguns exemplos:

aliaças-de-noivado-pedido-de-casamento

Via: Poésie / Via: Etsy

É importante salientar que o anel de noivado ideal é aquele que consegue transmitir o amor e o carinho presente no relacionamento do casal. Portanto, use este conhecimento para ajudar e não para restringir sua escolha.

E as alianças?

As alianças, grandes conhecidas do público brasileiro, aparecem em um momento posterior ao pedido de casamento. Ela (ou ele) disse sim e agora é hora de planejar a união do casal. Nessa fase, geralmente, o homem perde o controle da situação. Durante esse período de preparar a cerimônia e a festa de casamento, o casal escolhe junto o estilo das joias que serão usadas enquanto estiverem unidos pelo matrimônio.

aliança-de-casamento-alianças

Via: Pop Sugar / Via: Wasabi Fashion Cult

Em resumo: As alianças são o grande símbolo do casamento.

Eu gostaria de noivar com alianças. Posso?

É possível noivar com o anel de noivado somente, ou o anel de noivado para ela e uma aliança para ele, ou mesmo apenas com as alianças.

Tenha em mente que a regra é usar o que faz mais sentido para vocês. No Brasil é bastante comum noivar com alianças, que posteriormente são trocadas pelas alianças de casamento.

Algumas noivas preferem noivar com alianças, outras gostariam de um anel de noivado para guardar como uma lembrança de família, enquanto algumas não fazem questão de usar nenhum tipo de anel. Cada casal possui uma história, condições e sentimentos peculiares. Portanto, não transforme os costumes em regras obrigatórias.

Artigos relacionados

3 comentários

  • Ana Dias 10 de maio de 2018   Reposta →

    Muito bom o artigo! Tirou todas as minhas dúvidas sobre o assunto! Parabéns!

  • Daniel Silva 24 de outubro de 2018   Reposta →

    Ola tenho uma dúvida o homem também usa um anel de noivado semelhante ao da noiva?
    Ou só a noiva mesmo?

    • eNoivado 7 de novembro de 2018   Reposta →

      Olá Daniel, tudo bem?

      Quando o pedido de casamento é feito apenas o anel de noivado, normalmente, o noivo fica o período do noivado sem usar nada nas mãos. Para os que pretendem noivar com alianças, a regra muda um pouquinho: durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita.

      Atenciosamente,

      Enoivado

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo