11 coisas que você deveria saber antes de comprar um anel de noivado

O próximo passo da vida a dois já foi decido, porém, surgiram algumas dúvidas durante a escolha do anel de noivado que irá marcar o tão sonhado pedido de casamento. A escolha do anel é uma das tarefas mais importantes para o futuro noivo e é natural que algumas dúvidas surjam. No entanto, para ajudá-lo nessa missão, preparamos algumas dicas importantes que vão ajudá-lo com a sua decisão.

poesie-anel-noivado

1. Você sabe qual a diferença entre anel de noivado e alianças?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-alianca-e-anel-de-noivado

Anéis de noivado e alianças marcam fases diferentes de um relacionamento. O anel de noivado representa tradicionalmente o pedido de casamento. Já as alianças sinalizam o momento do casamento.

2. Em qual dedo se usa o anel de noivado?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-pedra-central-safira-rosa

Se o pedido de casamento for feito com um anel de noivado, ela usará a joia no dedo anelar esquerdo. No dia do casamento, o anel de noivado ficará preso pela aliança, no anelar da mão esquerda.

Se ela for pedida em casamento com alianças, o casal usará a joia no dedo anelar da mão direita durante o noivado. Após o casamento, as alianças passarão para o dedo anelar da mão esquerda.

3. O que é quilate?

O quilate é um termo comum utilizado na joalheria, que pode causar confusão para os leigos, afinal, há dois significados distintos para o mesmo termo.

Quando o quilate é simbolizado pela letra K, ele representa a quantidade de ouro em determinada liga, ou seja, é uma medição de pureza. Uma liga de ouro puro é uma liga de 24K (vinte e quatro quilates). E o ouro normalmente utilizado em joias é a liga de 18k (dezoito quilates) com 75% de ouro 25% de outros metais. Isso é necessário, pois o ouro puro é muito frágil. Assim, adicionam-se outros metais à liga para aumentar a resistência das joias.

O Quilate simbolizado pela sigla ct é usado como unidade de peso para diamantes e outras gemas. Nesse caso, o peso das gemas ou “quilatagem” é representado internacionalmente pela abreviatura ct. Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g). Portanto, quando dizemos que determinada joia tem 1ct (um quilate) de diamantes, estamos dizendo que o peso de todos os diamantes dessa joia é de 0,2g.

4. O que é solitário?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-solitario-tiffany

O termo refere-se a um anel com uma pedra central apenas. São anéis clássicos, bastante utilizados como anéis de noivado. O modelo de anel de noivado solitário clássico foi desenvolvido em 1886 pela Joalheria Tiffany & Co. O anel possui um único diamante preso por uma cravação de seis garras.

5. Você sabe a diferença entre um diamante e um brilhante?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-diamantes

Wallpapers and Backgrounds.net

No Brasil, os dois termos brilhante e diamante são usados como sinônimos. Contudo, usar os termos diamantes e brilhantes para representar a mesma coisa pode não ser adequado em algumas situações. Isso ocorre porque todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.

O termo brilhante diz respeito a uma lapidação específica para diamantes, que resulta em maior brilho. Ainda que o brilhante seja a lapidação mais comum no mercado, existe também, para pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), com menos facetas. Trata-se de pedras que brilham menos e com menor preço do que as abrilhantadas.

6. Você sabe quais as características de um anel de noivado?

Um anel de noivado possui uma característica muito peculiar: uma pedra central em destaque. Geralmente, esta gema está elevada em relação ao aro do anel.

7. Você sabe qual o tamanho do aro do anel dela?

Um dos grandes desafios durante o planejamento do pedido de casamento é descobrir o tamanho do aro do anel da sua futura noiva, sem que ela desconfie de nada.

Você tem a opção de perguntar para pessoas próximas, como amigas, irmãs e a mãe. Elas também podem te ajudar a descobrir essa informação com sua namorada, desde que sejam discretas para não atrapalhar a surpresa.

Existem outros métodos para descobrir ou estimar a numeração correta do anel. Como o pau medidor de anel, o paquímetro, e a aneleira. Você também pode testar esta aneleira virtual.

8. Você sabe como pedras de diferentes tamanhos ficam na mão?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-comparativo-de-tamanhos-de-diamante

Erstwhile Jewelry

Quilates referem-se a quanto o diamante pesa. Se a sua futura noiva for mais delicada, considere um diamante menor como por exemplo um de 0,40 quilates.

9. Para aqueles que não gostam ou não podem adquirir um anel de diamante

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-variacoes-de-pedra-central

Buzzfeed

Diamantes podes não ser, necessariamente, o único caminho a percorrer. Você pode optar esmeraldas, safiras, rubis, pérolas, entre outras gemas.

10. O que são pontos?

coisas-que-voce-deveria-saber-antes-de-comprar-um-anel-de-noivado-tamanho-diamantes

É um sistema de medida de peso dos diamantes. Assim, quando alguém diz que um diamante tem 50 pontos, está dizendo que o diamante pesa cinquenta pontos.

Quilates e pontos estão diretamente relacionados. O quilate também é uma medida de peso de diamantes, sendo que 1 quilate equivale a 0,2 gramas (200 mg). 1 ponto equivale a 0,01 quilate e 100 pontos equivalem a 1 quilate.
Observe alguns exemplos:

100 pontos = 1 quilate = 0,2 gramas

15 pontos = 0,15 quilate = 0,03 gramas

11. Você já definiu uma data para fazer o pedido?

Ao escolher a data para o pedido de casamento, é importante levar em consideração uma série de fatores. Normalmente, algumas pessoas optam por escolher uma data que tenha algum significado para os dois, como por exemplo um aniversário, o dia do primeiro beijo, aniversário de namoro ou o dia que se conheceram. Há também quem prefira datas comemorativas como dia dos namorados e natal.

Festa de aniversário de familiares podem até ser uma alternativa, mas saiba que vocês compartilharão essa data importante com outras pessoas, então, se a preferência é ter uma data especial somente de vocês, procure fazer o pedido em outro dia.

Também é importante lembrar que a data influencia bastante durante a escolha do anel, pois algumas joalherias têm prazos para a fabricação do anel. Fique atento a isso e providencie o anel o mais rápido possível.

via Poésie: 40 coisas que você precisa saber antes de fazer o pedido de casamento

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo