presentes-de-casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente-2

4 dicas de como pedir dinheiro no lugar dos presentes de casamento

Durante o planejamento do casamento, vocês irão se deparar com uma situação bastante complicada: como escolher a forma de ganhar os presentes de casamento. Atualmente, muitos preferem pedir dinheiro no lugar dos presentes físicos. Mas como fazer isto de maneira educada?

poesie-banner

Possuir a casa montada é algo muito comum hoje em dia. Geralmente, alguns noivos já possuem diversos itens para a casa, seja porque moram juntos ou sozinhos. Muitos casais também ganham também muitos utensílios antes mesmo do casamento.

Tradicionalmente, diversas mães e avós já guardam, durante anos, seus presentes de casamento para repassar aos seus filhos e netos.

casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente

Meet the Burks

Por isso, há vários casos onde fazer uma lista em dinheiro pode ser o mais conveniente. Para os casais que moram ou decidem morar fora do país, por exemplo, o ideal é receber os presentes em dinheiro e comprar tudo quando chegar no local.

Além disso, a lista em dinheiro também evita presentes repetidos. Muitos amigos e familiares que fizeram apenas lista tradicional em lojas físicas ou que não fizeram lista certamente ganharam diversos itens repetidos. Imagina só ganhar 6 panelas de arroz. O que vocês farão com elas?

Em qualquer um destes casos, vale contar os planos a todos os convidados e explicar por que escolheram ganhar presentes de uma forma diferente. Eles certamente entenderão. Inclusive, muitos deles vão preferir dar o presente em dinheiro diretamente a vocês.

presentes-de-casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente-1

Fresh Photography

Por isso, separamos 4 dicas fundamentais para pedir dinheiro no lugar dos presentes de casamento sem faltar com a etiqueta e com a educação.

Dica 1: site de casamento

Os sites de casamento são a melhor opção para quem quer facilitar a vida dos convidados e, ao mesmo tempo, receber o presente em dinheiro. O percentual cobrado pelo site de casamento para a gestão do pagamento é mínima, quando comparada à praticidade oferecida.

Existem diversas opções de parcelamento, basta habilitar para os convidados esta funcionalidade. Vocês também podem optar para o pagamento da comissão ser retirado do presente ou ser cobrado como extra do seu convidado. Neste caso, opte por retirar do presente, é mais sensato. O convidado não precisa saber dessa comissão, mesmo que ele imagine que ela exista.

As listas de site de casamento podem ser montadas de maneira muito personalizada. Tudo vai depender da criatividade e da vontade dos noivos em personalizar uma lista. Muitos sites disponibilizam listas prontas que você pode editar apenas alguns detalhes, como preço e descrição. Em outros, você pode criar presente por presente: foto, descrição e preço. Neste caso, crie presentes de todos os preços para dar opção para seus convidados. Deixe 80% da sua lista com presentes de preços intermediários. Separe 10% para valores mais baixos e 10% para presentes de valores altos, que são normalmente adquiridos pelos padrinhos de casamento.

lista-de-presentes-site-de-casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente

Casar

Aproveite para inserir nesta lista itens que vocês realmente não ganharam ainda e gostariam de comprar com o dinheiro recebido. Após o casamento, vocês poderão mandar uma foto aos convidados e agradecer pelo presente recebido. Se já estiverem com a prova das fotos do fotógrafo, coloquem também uma foto deles com vocês dois no agradecimento.

Vale investir também em presentes em forma de brincadeiras como “Lugar VIP na casa do casal”, “Ir junto para a lua de mel”, “Patrocine a despedida de solteiro”, “Cervejas para o noivo”, “Controle remoto extra para não haver brigas”. Geralmente, estes itens serão adquiridos por amigos, pois os familiares preferem comprar os presentes mais tradicionais da lista. Pode ser uma alternativa divertida.

lista-de-presentes-site-de-casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente-cotas-lua-de-mel

Casar

Dica 2: viagem de lua de mel

Para os casais que já moram juntos e têm tudo, a melhor solução para uma lista de casamento, seja ela em uma agência de turismo ou em um site de casamento, é criar cotas para a lua de mel. Nessas cotas, você pode inserir passagem aérea, hospedagem e passeios. A ideia é mais uma vez criar opções de presentes em diversas faixas de preço.

Como a passagem aérea geralmente tem um valor mais alto, você pode dividir em 4 cotas, ida e volta de cada um de vocês. No hotel, vocês podem dividir as cotas em diárias. Assim, você dá mais flexibilidade, caso um convidado decida presentear o casal com 1 diária e outro com 2 diárias. Quanto aos passeios, o ideal é montar a lista depois de fazer o roteiro, assim, vocês poderão colocar todos os itens que, de fato, gostariam de fazer.

Neste caso, também vale enviar as fotos para agradecer pelo presente. Se elas forem postadas, marquem quem presenteou vocês nas redes sociais. Com certeza, o convidado vai adorar ver que o dinheiro foi bem aproveitado.

paraty-lua-de-mel-lista-de-presente-de-casamento-cotas

Paraty – Pestana

Dica 3: aproveite o chá bar ou o chá de cozinha

Geralmente, nestas ocasiões, o mais indicado é fazer lista em loja física, principalmente porque os convidados têm que chegar com os presentes nos eventos para participarem das brincadeiras. Dificilmente vocês irão conseguir dinheiro nesta ocasião, a não ser que façam um outro site para presentes de chá bar ou chá de cozinha.

Neste caso, façam uma lista em loja e coloquem presentes que vocês não tenham, mesmo que sejam poucos, ou coloquem presentes fictícios. No caso de presentes fictícios, várias lojas já têm uma lista padrão e vocês podem escolher esta opção.

Depois da festa, organize todos os presentes que vocês já têm para trocar por presentes mais caros, que seriam de casamento, que você ainda não tem. Em último caso, como essas lojas possuem itens de cama, mesa e banho, vocês podem optar por fazer um enxoval novo.

Para os casais que moram fora do país, vocês podem escolher não fazer esta festa e gastar as energias nas despedidas de solteiro e no Chá de Lingerie. Para quem já tem tudo mesmo, aproveite para fazer uma lista de Chá Bar com apenas bebidas. Após o casamento, vocês receberão muitos familiares e amigos em casa. Aproveite para ter um estoque de bebida para servir para eles.

lista-de-presentes-sie-de-casamento-como-receber-dinheiro-no-lugar-de-presente-utensilios-de-cozinha-cha-bar-cha-de-cozinha

Todd Mclellan

Dica 4: convite de casamentos

Como dar a dica do que vocês querem no convite de casamento? Simples, coloquem no rodapé do convite ou em uma tag separada o site onde estarão suas cotas ou lista de presentes. Escreva algo como: “Para maiores informações, acesse o site.”

Aproveite a oportunidade de entrega dos convites para informar que a confirmação de presença pode ser feita pelo site. Assim, seus convidados já terão acesso à lista de casamento no mesmo momento em que confirmarem presença. Assim, você não precisa dizer algo sobre a lista, pois ela estará lá à disposição.

Muitos convidados, por sua vez, perguntarão a vocês sobre a lista na hora da entrega do convite. Neste caso, expliquem qual foi a decisão de vocês e o porquê. É muito melhor vocês serem transparentes do que ficarem escondendo os motivos por vergonha. Lembrem-se, nesse caso, foi o convidado que perguntou, não há problema algum em responder. É melhor explicarem do que começarem a receber diversos presentes físicos e repetidos depois. Muitas pessoas não leem o convite por completo.

convite-de-casamento-confirmacao-de-presenca-site-lista-de-presentes

Convite de casamento Pétala e Co via G R Misiti Fotografia

Jamais coloquem a conta bancária no convite ou no site. Apenas forneça o número aos convidados que solicitarem. Certamente, seus padrinhos e parentes próximos saberão da realidade e da decisão do casal e irão ajudá-los com depósitos bancários. Os mais velhos e pessoas sem acesso à internet serão os primeiros a pedirem o número da conta ou vão presenteá-los com cheques e dinheiro. Amigos que já casaram também devem preferir presentear em dinheiro, pois já passaram por isto e sabem que é muito mais prático para vocês e para eles.

Artigos relacionados

Compartilhe com um amigo