enoivado-coisas-que-sairam-de-moda-em-casamentos

21 costumes que estão em baixa nos casamentos

Ao longo do anos, os casamentos foram se adaptando conforme os novos costumes, comportamentos, moda e etiqueta. Alguns itens caíram em desuso, algumas regras deixaram de ser seguidas e outras ganharam uma repaginada. Listamos 21 itens que estão em baixa nos casamentos atuais. No entanto, lembre-se: nada te impede de fazer o que vocês têm vontade, afinal, a regra mais importante de um casamento é a felicidade do casal.

poesie-banner

1. Levar os presentes na festa

Se você foi convidado para uma festa de casamento, há uma regra básica que você precisa saber: presente não se leva na festa de casamento. Ao contrário das festas de aniversário, a cerimônia de casamento não possui um espaço apropriado para guardar as lembranças. Portanto, o presente deve ser comprado, preferencialmente, em uma das lojas sugeridas pelos noivos, onde a própria empresa fica responsável por realizar a entrega.

enoivado-presente-de-casamento

Thinkstock Photos

2. Informar a lista de presentes no convite

Não é de bom tom que o convite para um momento tão especial venha acompanhado de uma “cobrança”. O ideal é que o casal entregue a lista de presentes separadamente.

3. Exageros de qualquer natureza no casamento

Tudo em exagero faz mal e pode tirar a beleza do grande dia. A dica é evitar exageros na decoração, na maquiagem, nos decotes, nos arranjos de mesa e até mesmo na bebida alcoólica.

enoivado-decoracao-exagerada

Mary Costa Photography

4. Colocar só presentes caros na lista de casamento

É muito importante que a lista de presentes tenha opções mais acessíveis, afinal, nem todos os convidados possuem condições financeiras para oferecer um presente de luxo.

5. A noiva atrasar

Foi-se o tempo em que era comum a noiva se atrasar. O que antigamente era tradição, hoje é entendido como desrespeito com os convidados e familiares.

6. Chuva de arroz

Como toda tradição, a chuva de arroz também já foi repaginada, ganhando substitutos criativos como pétalas de rosas, bolinhas de sabão e até mesmo pompons. Contudo, muitos espaços não permitem nenhum tipo de “chuva” por conta do volume de sujeira e pelo risco de acidentes. Portanto, não se esqueça de verificar se as normas do salão ou da igreja permitem a chuva de arroz.

enoivado-chuva-de-arroz-no-casamento

Chris Cowley

7. Noiva de luvas

Em relação à moda e tendências, é sempre bom lembrar que o gosto pessoal é o que realmente importa. Contudo, os últimos lançamentos de moda para noivas demonstram que as luvas entraram em desuso. As luvas criam um visual vintage e formal que é rejeitado por muitas noivas, porém, podem ser o acessório perfeito caso o casamento siga essa temática.

enoivado-noiva-de-luvas

Stephanie Williams Photography

8. Terno do noivo fora de moda

O destaque do casamento é a noiva, mas o dia também é do noivo. Ele merece um look que valorize o seu tipo físico e que que seja coerente com o seu estilo. Esqueça os ternos comuns e aposte em tecidos nobres, modelagem perfeita e um visual que seja o seu agrado.

9. Maquiagem e penteado da noiva pesados demais

Um erro comum entre as noivas é apostar em um visual carregado e que, normalmente, não corresponde com o seu estilo. Sabemos que a noiva é o centro das atenções do casamento e é exatamente por esse motivo que é preciso ressaltar a sua beleza ao invés de ficar irreconhecível. Uma dica preciosa para não errar no grande dia é combinar com o salão e fazer uma prévia do penteado e da maquiagem dias antes do casamento.

enoivado-noiva-maquiagem-colorida

Max Koliberdin

10. Lembrancinha de casamento de gaveta

Risque da lista as opções de lembrancinhas que ficam esquecidas na gaveta. Opte por comidinhas que podem ser consumidas no dia seguinte, bebidas personalizadas ou até mesmo uma cabine fotográfica durante a cerimônia.

11. Passar a gravata de mesa em mesa

Passar a gravata de mesa em mesa para arrecadar dinheiro extra para o casal é uma antiga tradição que deve ser repensada. A brincadeira pode constranger os convidados que não costumam levar dinheiro para um casamento e os que já ultrapassaram seu orçamento comprando presente e vestes novas para comparecer na cerimônia.

enoivado-gravata-do-noivo-com-mensagem

Jen Fariello Photography

12. Bolo muito grande

O tradicional bolo de casamento é um costume que também deve ser repensado. O momento de cortar o bolo, geralmente, ocorre muitas horas após o evento ter começado. Devido esse tempo de exposição fora da geladeira e por ter opções de sobremesas mais sofisticadas, muitas noivas recorrem ao bolo fake. Dessa maneira, o bolo fake faz o papel decorativo na mesa enquanto os convidados são servidos com a sobremesa escolhida.

13. Valsa dos noivos

A valsa dos noivos, além de ser uma forma de abrir a pista de dança, é também a primeira dança deles como marido e mulher. Atualmente, esse momento tão especial vem sendo adaptado e ganhando versões criativas conforme o estilo de cada casal. Muitos casais estão abrindo mão da valsa tradicional para dançar ao som de uma música que marcou o relacionamento dos dois.

14. Fogos no casamento

Antes de contratar um show de fogos para a festa de casamento é preciso prestar atenção no orçamento e tomar alguns cuidados relacionados à segurança. Espetáculos pirotécnicos possuem custo elevado e devem ser executados apenas por profissionais experientes.

enoivado-fogos-no-casamento

Puerto Vallarta Wed

15. Filas

Filas longas não são bem-vindas, nem mesmo em festa de casamento. Por isso, avalie o tamanho da festa para escolher as melhores opções de serviços.

16. Noivos passarem de mesa em mesa em casamentos grandes

Em caso de festas grandes, passar de mesa em mesa para cumprimentar os convidados pode ser desgastante e durar horas. Procure cumprimentar os mais velhos e depois aproveite a pista de dança como local de encontro.

enoivado-festa-de-casamento-com-muitos-convidados

BBC

17. Fazer os convidados esperarem após a cerimônia

Logo após o encerramento da cerimônia os noivos costumam reunir os convidados para a sessão de fotos. Isso costuma levar um bom temp, enqaunto os convidados permanecem no salão. Lembre-se: seus convidados podem estar com fome e com sede. É essencial iniciar os serviços de comes e bebes ao quanto antes.

18. Não servir comida para os profissionais

Todos os profissionais envolvidos, desde fotógrafo à equipe da cozinha, são fundamentais para que o evento ocorra exatamente como o planejado. É extremamente deselegante não liberar um intervalo para que eles façam uma rápida refeição.

19. Menu sem opções vegetarianas

Agradar a todos os convidados da festa não é uma tarefa fácil, mas quando o menu oferece um leque de opções, é possível agradar a maioria. Na hora de montar o menu, não se esqueça de selecionar pratos vegetarianos. Os convidados que não comem carne agradecerão.

enoivado-menu-vegetariano

Always Fresh

20. Plaquinhas e topo de bolos machistas

Por mais que o casal seja bem humorado, brincadeiras machistas não são bem-vindas em casamentos. Fuja dos topos de bolo em que a noiva arrasta o noivo para o altar ou mensagens que denigrem as mulheres, como a famosa plaquinha “Foge que ainda dá tempo”.

enoivado-plaquinha-de-casamento-nao-foge

Além Fotografia

21. Adereços divertidos

Adereços divertidos para a pista de dança remetem a festas temáticas e até mesmo aniversários de 15 anos. Por isso, caso faça questão dos acessórios, tome cuidado com os acessórios de gosto duvidoso.

Artigos relacionados

Compartilhe com um amigo